Eu faço diversas receitas de esfihas.. uma com massa de pão contendo ovos, outra com receita da Carla, de massa bem fininha, aberta com o rolo e recheio refogado e mais essa, que eu costumo chamar de "esfiha de preguiçosa" pois eu não sovo a massa e uso carne crua para o recheio. É rápida e bem fácil, mas é claro que não é uma esfiha "legítima".
Massa: 1/2 copo de óleo 1 copo de água morna 1 colher de sopa de açúcar sal a gosto 1 colher de sopa de fermento biológico seco 500 a 600g de farinha de trigo Misture o óleo, a água, o açucar e sal a gosto. Vá adicionando a farinha aos poucos, juntamente com o fermento. A massa deve ficar bem mole. Deixe descansar por alguns minutos, abra em rodelas na mão mesmo, recheie e feche no formato de triângulo. Disponha as esfihas em assadeira untada e enfarinhada, pincele com gema misturada com um pouco de óleo e leve ao forno a 200 graus até dourar.
Recheio: 500g de carne moída 1 cebola picada 1 tomate sem pele e sem sementes picado suco de 1 limão sal a gosto pimenta síria a gosto (se quiser) Misture tudo e coloque numa peneira para escorrer enquanto prepara a massa.
-- Edited by Tite at 00:50, 2006-09-27
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Parece bem gostosa sua esfilha Tite.....achei interessante a carne moída ser crua,dá tempo de cozinhar enquanto a massa assa?o gosto da carne é bom?, pois a aparencia é ótima....
Oi Mone.. Oi Mônica.. obrigada, meninas, realmente é uma boa receita para os dias de preguiça..hehe.. demora mais para assar do que para fazer.
A carne fica cozida sim e com gostinho de limão, tb não fica "esmigalhada". Quanto ao óleo com a gema, eu sempre uso em pães pois deixa a casca mais macia. Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Obrigada, Debby. Pode fazer com a carne cozida sim. Quando eu faço a massa mais dura e abro com o rolo para ficar bem fininha, tb uso a carne cozida para que elas não se abram enquanto assam. Essa massa mole fica mais macia, porém, não dá para deixar muito fina, senão abrem. Das duas maneiras fica muito bom. Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Já tenho visto muitas receitas de esfhias mas nunca pensei sequer em experimentar... essas aí estão lindas e muito apetitosas tite... estou tentada a iniciar-me para v~er o que sai... tenho é de arranjar um tempinho livre.
Grazi: obrigada. É minha receita predileta de esfihas... fácil, rápida e muito gostosa.. hehe.. mas ainda busco pela receita da esfiha perfeita que comi em SP, há muitos anos atrás, num restaurante árabe: era muito parecida com massa podre e derretia na boca. Talvez seja apenas minha imaginação, lembranças de um momento especial, enfim.. seja como for, nunca mais comi esfiha parecida.. hehe..
Para pães, eu concordo com vc: sovar faz toda diferença. Para massas menos espessas como esfihas e pizzas, faço sempre essa receita, do mesmo jeitinho, só que agora ficou metida a besta e ganhou o nome de no-knead.... hahahahahahahaha
Lisi: sirva-se à vontade. Pessoalmente, será melhor ainda.. hehe..
Romy: desculpe não ter respondido antes... se ainda não experimentou, não deixe de fazer pois é rapidinho, demora mais para assar e nem se faz tanta bagunça na cozinha... hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
E para um recheio rápido faço de escarola. Lavar, cortar e secar a escarola.Juntar os mesmos ingredientes do tempero da carne.Deixar pegar gosto e coar o líquido na peneira. O modo de preparo, tanto da carne como da verdura foi ensinado pelo proprietário da Nossa Senhora no Paraiso, casa de esfihas na Rafael de Barros Será que vc. lembra Tite?
Ah, me esqueci de outra dica da loja.Misture no recheio um pouco de óleo ou margarina derrtida.Eles tb. misturam um tomate batido no liquidificador. Esse sistema deixa a carne solta na esfiha.
Como ando "aburrida" com as cópias, vou falar de mais uma: essa receita tem circulado por aí em comunidades, blogs e tals. Dobraram a quantidade dos ingredientes, botaram uma colherinha a mais de açúcar, mudaram algumas palavrinhas, mas...
Tudo bem que a receita dos ingredientes é comum, é a mais básica receita de pão, apenas ajustei quantidades ao meu modo. Porém, a técnica, agora chamada de no-knead por dois americanos que em 2007 publicaram o livro Artisan Bread in 5 minutes a day, eu nunca tinha visto em publicações antes de 2006, data em que publiquei aqui.
Em agosto/2010, publiquei na comunidade da Cynthia com o nome de esfiha de preguiçosa e avisei que a original estava aqui nesse tópico. O engraçado é as pessoas utilizarem muitas expressões que eu mesma já mencionei aqui no forum em vários tópicos quando falo dessa receita: fácil, rápida, versátil, etc. pois uso essa massa para outras preparações tb.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Kika: só agora li a dica do tomate batido (coloco sempre picado). Vou segui-la da proxima vez, até porque bato a cebola no processador e assim posso incluir o tomate tb.. hehe.. facilitou ainda mais! tks
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, Maravilhosa esta esfiha. Achei o fórum pelo google que me direcionou para esta receita, quando busquei "receita de esfiha fácil". Fiz na sexta-feira e foi totalmente aprovada. Obrigada.
Vera: fico muito feliz pela aprovação. Uso pra quase tudo, principalmente coisas de pequeno tamanho e com recheio. Pizza, então, é um vapt-vupt! E eu adoro com bordas recheadas, cobertas com muito gergelim.. hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Esses dias eu precisava usar um peito de peru que estava na geladeira... Entrei aqui para procurar uma receita e lá no topo estava essa... Pq não?
Fiz um recheio usando cebola, peito de peru, milho (está para nascer uma pessoa que goste mais de milho que eu), um pouquinho de leite com amido para dar liga e mais alguma coisa que achei na geladeira...
Para muitos pode parecer estranho abrir a massa em um formato redondo e fazer esfihas triangulares... Mas é isso mesmo. Eu fiz bolinhas de massa quase do mesmo tamanho. Achatei sobre a mesa, coloquei o recheio e dobrei (nas linhas tracejadas imaginárias). Assei com as emendas para baixo.
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa: Mas que coisa mais chique e cultural! além de lindas, vem com aula de geometria.. uau!
Ó, se alguém quiser mais perfeição que isso, só pesando a massa e o recheio, um a um, aí todas ficarão iguaizinhas.. hehe..
Mas, como eu sou prática (leia-se preguiçosa), faço um rolo, corto em pedaços mais ou menos do mesmo tamanho, achato com a palma da mão e ficam quase redondos.. hihihiihi
Já que vc gosta tanto de milho, precisa experimentar a sopa de milho com abobrinha que postei dias atrás. A primeira do tópico tb é ótima, mas amei a variação com abobrinha. Aliás, tem um pedido proce lá naquele tópico.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Oi Tite, você pode me tirar uma dúvida? Esta massa pode ser congelada? Em caso afirmativo, deixo as esfihas montadas, congelo e asso na hora de servir? Estou querendo fazer os salgados para a festinha de aniversário do meu filho e pensei nas esfihas porque são fáceis e deliciosas.
Vera: existe técnica de congelamento de massas cruas com fermento biológico, mas é preciso muita prática e conhecimento para trabalhar dessa maneira com ótimo resultado, apesar do livro no-knead (acima citado) dizer o contrário.
Eu faço sempre essa receita em grande quantidade, multiplicando por 3 ou 4 vezes os ingredientes e congelo só depois de assadas e frias, num saco plástico, procurando não sobrepor as esfihas para não amassa-las. Para descongelar poucas para um lanchinho rápido, coloco diretamente no micro-ondas (cerca de 30 segundos para cada esfiha), mas como vc as fará para uma festa, retire do freezer com umas duas a tres horas de antecedência, deixe em temperatura ambiente e aqueça o necessário no forno comum, pouco antes de servir. Ah, sugiro que faça bem pequenas mas com bastante recheio.
Outro detalhe que faz diferença: embora esfihas autênticas não sejam pinceladas, aqui no Brasil temos por costume pincelar com gema ou ovo batido (e eu adiciono um pouco de óleo tb). A apresentação fica muito mais caprichada se pincelar toda a superfície da esfiha (laterais e topo), caso contrário fica toda manchada e parece que foi "lambuzada".. hehe.. essa dica serve para empadas, tortas, pães ou qualquer outra preparação pincelada.
Vc pode usar a mesma massa para enroladinhos de salsicha, linguiça fininha ou pãezinhos com outros recheios, mudando apenas o formato.
Como a massa é mais mole que as sovadas, pode preparar uma grande quantidade, separar porções e incluir ervas frescas ou secas picadas, azeitonas bem picadas, cebola e/ou alho bem picados e misturar em cada porção da massa para variar o sabor dela.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
ficaram beleza! obrigado. eu apanhei os ares do mediterrâneo nessas férias, então pensei misturar a gema com azeite, em vez de óleo. e faz uma diferença tão grande.... já alguém experimentou? tinha de partilhar com vocês... -------------------------------------------------
Obs: post editado conforme as regras de uso do forum. A moderação agradece o uso adequado do espaço.
-- Edited by Tite on Friday 6th of January 2012 12:48:10 PM
fiz as duas, primeiro tal como você fez. daí terem ficado beleza! :) depois aproveitei o azeite que comprei em portugal e fiz novamente. não estou comparando, tinha curiosidade em saber se mais alguém provou de azeite. mas obrigado!
Caue: a comparação é válida sim, é óbvio. O problema é fazer propaganda de blogs, ainda mais quando são feitos só com fotos copiadas (leia as regras do forum). Atualmente, as ferramentas da internet facilitam muito a identificação de fotos copiadas.
Se fez duas vezes a receita deste forum, basta apenas postar as suas fotos da receita correspondente ao tópico, seja com suas modificações ou não e a sua opinião.
Uso vários tipos de azeite e de diversas nacionalidades, mas prefiro usa-los crus ou em preparações específicas que exigem o sabor do azeite, exceto em frituras, pois isso é absoluto desperdício de um produto tão caro e nem sempre ao alcance de todos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Eita vi esta receita tarde demais!!!! Mas vou guardar para uma próxima que tiver carne para fazer. Parece deliciosa. Nunca provei esfihas, estou curiosa para provar.
Eu tb faço as esfihas fechadas assim, como a Vanessa, que por sinal ficaram mto apetitosas... Já me ensinaram a fechar de outras formas, mas assim acho mais fácil... =)
O modo correto de fechar as legítimas esfihas é com as emendas para cima, mas, isso exige mais tempo e habilidade para que elas não se abram ao assar.
De resto, todas são em círculo, seja medindo, pesando, fazendo bolinha ou não, abrindo com rolo e usando cortador ou de modo rústico mesmo, mas sempre fechadas em triângulo.
Obviamente, quem trabalha para festas deve manter um padrão de tamanho e de fechamento, medindo e/ou pesando tanto a massa quanto o recheio.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
tite, esqueça. acho lamentável essa atitude. primeiro me parece que voce tornou esse espaço como algo elitista. elite voce? do que? cozinha é experiencia, prova, partilha e degustação. PARA TODOS! depois esse negocio da publicidade aos blogs. voce ja viu que todo o mundo que comenta aqui faz isso? agora eu, que ate pus o autor da foto e a fonte da copia, sou tratado com essa frieza so porque estou começando nessas plataformas online e nao tenho os skills que voce tem. lamentavel. so estava buscando opinioes
Caue: "cozinha é experiencia, prova, partilha e degustação." (frase sua)
Exatamente. Nós cozinhamos, informamos a fonte das receitas que usamos quando pertencem a terceiros e divulgamos fotos de nossa autoria das nossas experiências. Até pacotinhos de guloseimas trocamos, quando possível! Dessa maneira, respeitamos o trabalho alheio, os direitos autorais conforme a lei brasileira e temos regras.
Ao se cadastrar, vc recebeu uma mensagem contendo essas regras e concordou com o cumprimento delas. Além disso, basta ler o conteúdo do espaço Informações. Se não lhe agradam, sugiro enviar reclamação para a ADM do forum, pois sou apenas usuária e moderadora, por isso cumpro as regras.
Elitista, eu? por sugerir que cada um use o óleo que lhe convém? não sei em que país vc mora.. eu moro no Brasil, vivo a realidade brasileira. Quanto aos meus "skills"... pesquise e descubra!
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Vera: isso acontece comigo tb pq gosto de deixar bem fininha e por ser massa mole, se errar a distância entre um e outro (deixar pouco espaço para crescer enquanto assa), os salgados grudam e aí a massa abre mesmo. É difícil explicar a textura certa da massa, mas quando eu puder, tiro uma foto dela crua.
Ficou tudo muito lindo nas suas fotos.. bem pincelado, douradinho e muito apetitoso, do jeitinho que deve ser.. hehe.. parabéns!
Ontem eu tb fiz, mas tive tantos contratempos que acabei deixando na geladeira mais da metade da massa e do recheio (fiz mais ou menos o equivalente a 3 receitas)... depois vou tentar dar um jeito de reaproveitar refogando a carne temperada. Das duas fornadas que consegui assar ontem, montei muito grandes e rápido demais e muitas tb estouraram.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.