Uma maneira prática, rápida e saudável de fazer papinhas para os bebês: Cozinhe 1 quilo de carne de músculo. Depois de cozida a carne, separe. Separado, cozinhe 2 cenouras inteiras, 3 batatas, 4 mandioquinhas. Amasse cada um dos vegetais com um garfo e misture com o caldo do músculo cozido. Se quiser, misture dois a dois. Já deixe separado potinhos esterilizados. Deixe esfriar e depois congele. Desta forma podem ser preparadas quantas papinhas você quizer, de uma só vez. A base do caldo pode ser substituída por peito de frango cozido. Sugiro oferecer ao bebê um sabor de cada vez, para depois fazer misturas. Obs. podendo iniciar alimentação com carne, sugiro ao invés de desfiar o músculo, você pode liquificá-lo. Depois de tudo misturado é que deve ser colocado só um pouco de sal, para acostumar a criança com o sabor da verdura ou legume e não viciá-la em temperos fortes.
Achei otima essa ideia de fazer várias papinhas e congelar... Nem sempre as mamães, como eu, tem tempo para fazer a comidinha dos bebês todos os dias... E as papinhas compradas prontas são muitos caras... Será que posso também adicionar as essas sopinhas que vou congelar folhas do tipo espinafre, escarola, couve, repolho? ou outros legumes como abobrinha, brocoles, couve flor, abóbora? Será que posso colocar gema de ovos tb? Se tiver alguma orientação sobre isso será muito bom...
Segue algumas receitas de papinhas que contem, abobrinha, couve, espinafre e abóbora.
Receitas de sucesso
A nutricionista Márcia Regina Vitolo elaborou quatro receitas de papinhas para congelamento. O modo de preparar é igual para todas: aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne, o frango ou o peixe. Acrescente os ingredientes: legumes (sem casca e picados), verduras e cereais, e adicione dois copos de água. Tampe e deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Se necessário, acrescente um pouco mais de água para terminar o cozimento. Para crianças de 6 a 8 meses, a papa deve ser amassada com garfo até ficar com textura de purê. Papinhas com alimentos em pedaços devem ser oferecidas a bebês com mais de 8 meses, para estimular a mastigação.
Peixe com abóbora
Ingredientes
1 filé de pescada sem espinhas (50 g)
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola ralada
1 batata grande ou duas médias em pedaços
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de abóbora picada
2 folhas de couve picadas
1 colher (café) de sal
Rendimento: 300 a 400 ml.
Frango com mandioquinha
Ingredientes
1 peito de frango cru picado
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola ralada
2 mandioquinhas grandes
1 abobrinha pequena
1 colher (café) de sal
Rendimento: 200 a 300 ml.
Frango com espinafre
Ingredientes
1 peito de frango cru picado
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de arroz cru
1 colher (sopa) de beterraba ralada
4 folhas de espinafre
1 colher (café) de sal
Rendimento: 300 a 400 ml.
Carne com batata
Ingredientes
2 colheres (sopa) de carne moída crua sem gordura
1 colher (sobremesa) de óleo
1 colher (chá) de cebola ralada
1 batata grande ou duas médias
1 cenoura (média)
1 colher (café) de sal
Rendimento: 200 a 300 ml.
Achei interessante :
Tira-teima
Perda de nutrientes
É muito comum as mães ficarem preocupadas em conservar os nutrientes dos alimentos durante o cozimento. Por conta disso, algumas preferem cozinhar os vegetais inteiros e com casca para tentar preservar suas vitaminas. Mas nada disso é necessário. A perda nutricional acontece mais com a vitamina C presente nas verduras, mas ela também pode ser ingerida em frutas e sucos.
Melhor panela
Tanto a panela de ágate como a de ferro ou com antiaderente são adequadas para o preparo da sopa. Elas devem apenas estar em bom estado de conservação e limpeza.
Carne e ovos
A carne, vermelha ou branca, deve ser oferecida no momento em que se introduz as papas salgadas, isto é, por volta dos 6 meses. Ela é uma importante fonte de ferro e previne a anemia. O ovo pode substituir a fonte protéica da carne, mas a clara só pode ser incluída na alimentação a partir dos 9 meses.
Peneira ou liquidificador
Nenhum dos dois. Os alimentos devem ser amassados com o garfo e transformados em um purê grosso. Não se deve liquidificar ou passar a sopa na peneira, pois isso prejudica a percepção dos sabores e não estimula a mastigação da criança.
Açúcar na papa
Apesar de algumas crianças demorarem para aceitar as papinhas salgadas, não se deve colocar açúcar ou misturar iogurtes para aproximar o sabor da sopa ao do leite. O ideal é insistir com esse tipo de alimentação.
Refeições diferentes
Se for feita uma quantidade grande de sopa no almoço, a mãe pode repeti-la no jantar. Porém não é aconselhado dar a mesma papa por vários dias, pois a criança deve experimentar novos sabores para a alimentação ficar atraente.