Colocar de môlho á noite os graos de bico.No dia seguinte bater no liquidificador até conseguir uma pasta suave.
Juntar o sal, a pimenta, o comilho e o fermento. Misturar bem e deixar reposar 1 hora.
Entretanto, picar a cebola e as cebolinhas, a salsinha e o coentro. Juntar tudo isso com a mistura anterior e formar bolinhas de 5 cm mais ou menos de alto (como uma almóndega) mas um pouquinho achatada.
Esquentar o azeite em abundancia e fritar até dourar. Retirar e escorrer em papel.
Vanessa me responde: boto aqui as receitas e fotos que faltam ou boto em salgados com fotos? Nao quero bagunçar o fórum! Vou fazer hoje comida árabe, mando receitas, fotos tudinho, tudinho!!
Kibbeh assado (para 4 pessoas) Massa: 250gr, de burghul (trigo triturado)comprar em lojas árabes) 250 gr, de carne de vaca moída 1 cebola média picada Sal, sumo de 1 limao Recheio: 50 gr, de pinhoes 175 gr, de carne de vaca moída 1/2 cebola bem picada Sal 1/2 colher (café) de fulful bhar (mistura de: cravo, canela, pimenta branca e do reino e noz-moscada) também nas lojas árabes) Azeite e sumo de 1 limao
Colocar o trigo de môlho em água durante 40 minutos, escorrer e expremer num pano.
Misturar com a carne, a cebola e o sal. Amassar durante 20 minutos.
Recheio: Dourar os pinhoes e retirar. No mesmo azeite dourar a cebola.
Juntar a carne e deixar dourar, acrescentar alguns pinhoes (reservar uns para enfeitar), o sal, o fulfur bhar e o sumo de limao.
Montar o kibbeh: Untar com azeite um pyrex de 26 cm. de diâmetro. dicidir a massa em duas partes. Forrar com uma parte da massa o fundo e laterais do pyrex, apretando bem. Para isso; pegar porçoes da massa, apertar nas palmas da mao e ir colocando até forrar todo o pyrex. Espalhar o recheio.
Cubrir com a outra parte da massa.
Cortar com uma faca molhada até o fundo do pyrex em quadrados, triângulos etc...
Regar com um fio de azeite, enfeitar com os pinhoes reservados a assar durante 40/50 minutos (até dourar) em fôrno 180ºC.
KIBBEH frito: Preparar da mesma maneira e fazer bolinhos médios, fzer com um dedo um buraco e rechear. Fritar em óleo bem quente e deixar escorrer em papel absorvente. KIBBEH crú: Preparar da mesma maneira (sem recheio) e servir com um fio de azeite e frio. TABBOULE: 1 xícara de burghul 2 colheres (sopa) de salsinha picada 1/2 pimentao verde picado 1/2 pimentao vermelho picado 2 tomates picados 1/2 pepino picadoç1 cebola grande picada Azeite, sal e sumo de 1 limao 1 pitada de fulful bhar
Lavar e deixar de môlho o trigo (ver receita anterior). Juntar o limao, a salsinha e misturar com o azeite, sal e o fulful bhar. Picar as verduras muito bem.
Misturar tudo muito bem e servir frio.
HUMMUS ( purê de grao-de-bico)
250 gr, de grao-de-bico cozidos. (reservar alguns para enfeitar) 2 alhos socados sumo de 1 limao 3 colheres de tahine( pasta de gergelim-comprado nas lojas árabes) Sal, a´gua e azeite Bater todos os ingredientes no liquidificador, servir frio e enfeitado com os graos reservados e as fôlhas de hortela.
MADAMMAS ( purê de favas) 1/4 de favas cozidas Sal,azeite e sumo de 1 limao 3 colheres (sopa) de tahine 1 colher (sopa) de salsinha picada fôlhas de hortela Preparar igual que o Hummus. Servir pao de pita untados com êstes purês ( como patês) Direita> purê de favas Esquerda> purê de graos-de-bico
Adoro comida árabe, muito , muito gostosa.Esse seu almoço deve ter sido um sucesso. Marly, você sabe fazer beringela? Ela é feita fatiada (parece cozida) fica em um molho só com azeite e, é muito gostosa. Abraços.
Muito obrigado á todas! Tania: Nao sei qual é o prato que voçê diz, conheço o purê de beringela ( baba ganuj) e as beringelas recheadas (sheij el mahashi). Bota aquí a sua que eu quero provar! Grazi: As receitas que tenho, sao de um livro que compra-mos porque gostáva-mos de ir aos restaurantes árabes ( numa zona de Sao Paulo de lojas e restaurantes árabes) e quería-mos fazer em casa, a partir daí, faço todas as semanas algúm prato. Agora, temos 3 livros e em cada um (dependendo do país) as receitas aparecem de mameira diferente. Mas nao tem importancia, ADORA-MOS todas! Admira-mos tudo da cultura árabe. Aquí na Espanha pode-se ver tudo o que deixaram ( riquezas arquitetônicas maravilhosas!) Falta mandar as fotos do Falafel ( a receita está no começo do tópico) e muitos pratos mais! inclusive os dôces que sao de morrer!!! Eu gosto de botar as receitas com fotos assim dá prá perceber melhor!! Beijoes á todas!!
Adoro comida árabe, muito , muito gostosa.Esse seu almoço deve ter sido um sucesso. Marly, você sabe fazer beringela? Ela é feita fatiada (parece cozida) fica em um molho só com azeite e, é muito gostosa. Abraços.
Grazi: voçê sabe fazer essa receita? Manda por favor. Obrigado.
Meninas Duvidas rsrsrsrs O pinhão que pede na receita é o mesmo que temos no Brasil... Comemos muito em época de festas juninas...tem uma casca marrom durinha...... Adoro comida árabe e quero fazer esse prato.. Abraços...Obrigada
__________________
Ter prazer em comer não é pecado....o excesso é o problema...
Oi Marli...... Quando vi a foto na hora achei um pouco diferente do que o nosso...realmente é bem menor..... A Milleni postou a foto do nosso rsrsrsrs Aguardamos resposta.... Abraços
__________________
Ter prazer em comer não é pecado....o excesso é o problema...
Marly: parabéns pelos belos e apetitosos pratos. Eu tb sou apaixonada por comida árabe. Pena que alguns ingredientes aqui são raros e tem preço exorbitante, como é o caso do pinhãozinho (snoubar). O trigo para kibe aqui se encontra em qualquer lugar, mas é do escuro. Esse clarinho que vc usou, só achei em S.Paulo, num empório árabe, perto do mercado público.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
oi Marly!!!!parabens pelo show de comidas arabes..lindos seus pratos...e..receitas maravilhosas..êse pinhão que você colocou fotos ai ..eu conheço aqui em São paulo:chamamos de :Pinoli..éw é saborosissimo!!encontramos em emporios arabes e no mercado municipal!!!parabens pelo show de recitas e fotos...
Muito obrigado: Este fim de semana vou fazer: O falafel e também vou fazer o baba ganuj ( patê de beringela). Duas delicias da comida árabe! Prometo mandar fotos. beijinhos.
aqui , ele é feito bem fininho e capricham no azeite....
no inicio , nao conseguia comer o kibe daqui , depois fui me acostumando.
a carne é esmagada e deve ficar elástica... atualmente, ninguém mais soca ( era muito trabalhaso e cansativo...) se passa no processador para ficar como 1 massa.
Amiga Grazi adorei esta receitinha,tinha oido ja falar de ela... E simple o preparo? O planetario comprou no Brasil? Obrigada pela receita e as suas fotos Beijinhos