De vez em quando, eu costumo brincar que há pessoas que não sabem nem ferver água para fazer chá. De fato, dependendo do país, da cultura, de questões religiosas e outros que tais, a preparação de um chá legítimo pode ser um ritual bastante complicado. O assunto é extenso e para os apreciadores desta bebida, vale a pena pesquisar a respeito.
Chá virou moda e no Brasil já estão surgindo lojas chiquetosas, tanto para venda de produtos, como para o consumo de chá gourmet.
Hmmm... essa pode ser uma boa alternativa para os viciados em copiar receitas alheias: montem seus blogs com receitas de chá!!!!!.. hehehehehe...
Chá ou infusão?
Chá: tecnicamente, é a bebida que contém folhas da planta camellia sinensis, originária da India e China e que dá origem a milhares de diferentes chás, dependendo do modo de cultivo, tipo de solo, clima, colheita, preparo, acondicionamento das folhas, etc. Porém, podem ser consideradas 4 categorias básicas:
Chá branco - não fermentado, produzido das mais tenras folhas, mais raro e caro. Chá verde - levemente fermentado. Chá oolong - com fermentação média, ficando entre o chá verde e o preto. Chá preto - bem fermentado e muito forte.
Infusão: é a mistura de ervas e outros aromatizantes.
Porém, essa diferença não é muito levada a sério e qualquer mistura é chamada de chá.
Segundo o United Kingdom Tea Council:
-Para se obter o melhor sabor do chá, a água não deve ser fervida mais de uma vez, pois isso reduz o oxigênio. -Água de torneira pode conter cloro em excesso, o que prejudica o sabor do chá. O ideal é usar água mineral de boa procedência. -A água deve ser despejada sobre o chá (em folhas ou saquinhos) logo após a fervura (isto é, retirada do fogo logo após a ebulição) e mantido em infusão durante o tempo sugerido pelo fabricante, antes de ser servido.
Uma curiosidade: o chá em saquinhos, teoricamente, teria sido criado acidentalmente em 1908, pelo americano e comerciante de chá, Thomas Sullivan. Ele teria enviado amostras de chá saquinhos de papel de seda e seus clientes concluíram que era para serem colocados diretamente na xícara, sem tirar a embalagem. Como os clientes reclamaram que o papel era muito fino, Sullivan desenvolveu saquinhos de gaze e a partir de 1920, o chá em saquinhos passou a ser produzido industrialmente.
Fonte de consulta: http://www.tea.co.uk/ Site muito bom para quem quiser saber mais, pois há farto material sobre história, tipos e muita informação cultural dos costumes de vários países, além da Inglaterra.
-- Edited by Tite on Tuesday 26th of July 2011 10:18:10 PM
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Para quem gosta de chá, o assunto é amplo e muito interessante.. confesso que não sou apreciadora, a não ser quando estou muito gripada ou com algum distúrbio digestivo.
Há muitas controversias sobre a temperatura ideal da água, até mesmo de não deixar ferver, mas eu levei em conta as informações dos ingleses, já que são famosos pelo consumo de chá.
Mas, já que tá na "moda", eu fico na torcida pra galera das cópias migrar pras receitas de chá... hihihihi...
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.