Um cliente me perguntou seu eu fazia bolo diet,nunca tinha feito e resolvi testar uma receita e pesquisar bastante na internet.
Não encontrei leite condensando,nem creme de leite diet,só light.
Fiz a minha receita de pão de ló normal,só que substiuí alguns ingredientes.
Para uma forma de 24cm de diametro usei
4 ovos gdes
1copo de requeijão de adoçante culinário em pó Lowçucar
1 copo de farinha de trigo
1/2 copo de leite desnatado fervendo
1 colher de sopa de pó royal
Bater os ovos com o adoçante até ficar um creme claro e fofo,demora mais fica rs.
Depois colocar a farinha com o fermento e ir colocando o leite e batendo na batedeira.Desligar misturar com uma espátula e colocar para assar no forno médio.O meu bolo assou em 25min +-
A massa ficou mega fofa,nem acreditei,pois quse não cresceu.
Creme
1 lata de leite condensado light
1 gema
500ml de leite desnatado
2 colheres de maizena,já dissolaver no leite frio
levar no fogo até engrossar,esperar esfriar.
Lavar e picar uma caixinha de morangos,reserve
Molhei o bolo com leite desnatado e um pouco de leite condensado light.
Cortar o bolo em 3 partes,e montar,massa,creme com morangos...
Para cobrir não achei chantilly dite nem light,usei uma caixinha de creme de leite light e bati na batedeira com adoçante,não virou chantilly,mas ficou um creminho que passei no bolo.
COm a clara q sobrou do creme,tentei fazer um merengue da TIte,com adoçante,mas não deu certo.Na hora até q ficou um merengue bem firme,mas depois q alguns minutos ele começou a derreter,virar agua...
Alguém sabe se pode usar creme de leite freso batido com adoçante para cobrir o bolo??Pelo menos ia ficar mais bonitinho...daria pra trabalhar com o bico
O bolo ficou uma delícia,a massa super leve ...posso dizer q ficou tão bom qto os outros ,se não MAIS!
Provado e aprovado,já guardei um pedaço p cliente vir buiscar p experimentar...
-- Edited by Karina on Wednesday 8th of June 2011 09:15:04 AM
-- Edited by @dmin on Friday 10th of June 2011 06:36:01 PM
Karina: dependendo do grau de diabetes, não dá para usar produtos light de jeito nenhum, principalmente leite condensado.
Minha sugestão seria vc fazer o creme de confeiteiro comum - sem leite condensado - com adoçante e baunilha. Fica muito gostoso tb. Outra coisa: já comprei mas ainda não experimentei a frutose da Lowçucar. Com ela vc pode fazer caldas caramelizadas e deve funcionar tb para o merengue italiano. A frutose não é exatamente diet mas pode ser usada com moderação pelos diabéticos.
Existe tb o "leite condensado" em pó da Lowçucar. Obviamente, é apenas um pó com adoçante, sabor artificial de leite condensado e mais um monte de produtos químicos para dar uma certa consistência ao ser batido com água.
Não existe creme de leite diet por uma razão muito simples: ele não tem açúcar, então vc pode usar o normal ou o light, caso a pessoa tenha problemas tb com colesterol. Assim, se vc usar o fresco, pode bater chantilly verdadeiro e adicionar um pouquinho de adoçante.
Outro cuidado: mesmo quando o adoçante forno e fogão diz para usar a mesma medida de açúcar, é melhor ir experimentando aos poucos. Dependendo da marca, ele deixa mais doce que o açúcar e ainda aumenta o sabor "residual" do adoçante (o que se chama de retrogosto). Tenho preferido usar stevia por ser natural e não artificial. Caso a opção seja pelo artificial, é melhor escolher os que tem uma mistura de adoçantes (ciclamato, aspartame, etc.).
Há muita controvérsia sobre o uso de adoçantes artificiais e alguns usados no Brasil são proibidos em outros países. O caso é que até hoje ninguém sabe com certeza o quanto são prejudiciais. Então, quanto menos consumir, melhor é.
Só quem convive 24 horas por dia com um diabético sabe o perrengue que é fazer comida equilibrada e manter glicemia sob controle.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Karina: uma pequena informação: alguns diabéticos tem problemas também com o açúcar do leite, a lactose, e a maioria dos adoçantes em pó existentes no mercado brasileiro contém lactose. O interessante é perguntar primeiro.
Se o diabético tiver problemas com lactose, então tb não pode usar leite e nem creme de leite. E ainda pode ter alergia ao gluten e ao ovo. Aí é muita desgraça pra uma pessoa só e é melhor esquecer qualquer festa e viver de alface.. isto é, se não tiver alergia à alface tb.... hehe..
Brincadeiras à parte, o jeito é ir ao supermercado munido de lupa para ler rótulos.
Grazi: além da morte do meu irmão em dezembro por conta de diabetes e problemas cardio-vasculares, sou a cuidadora de mamãe temporariamente e a atenção precisa ser durante 24 horas ao dia. Como se isso não bastasse, vários parentes e amigos diabéticos sofreram AVC e infarto nos últimos meses.
As doenças por si só já são complicadas, mas outra parte difícil dessa situação é convencer tanto o doente quanto a família e os cuidadores do doente de que todos os hábitos alimentares devem ser modificados.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Obrigada pelas informações,antes de eu fazer procurei no google por receitas e informações,deveria ter vindo aki antes q foi mais útil!!!Eu não sei o grau de diabete da pessoa,parece q pode comer bem pouco açucar...mas na verdade não estou qiuerendo mexer com isso,é mto delicado e eu não sei nada sobre diabetes.
Deve ser mto triste essa doença.
Grazi,é q depois q eu bato na batedeira,eu mexo com uma espatula,porque as vezes no canto e no fundo fica sem bater a farinha,dai encorpora tudo.O bolo ficou bem fofinho
Karina: tem doença muito mais triste.. a questão apenas é se informar e ter os cuidados necessários. Saber combinar ingredientes para comidas salgadas tb é muito importante. Eu posso lhe garantir que mamãe come muito bem, nada falta e tem um monte de bobagens doces sem açúcar pra ficar beliscando.
A parte principal de vc vender um produto diet é garantir ao cliente, com certeza absoluta, de que usou todos os ingredientes corretos. No meu tempo de estágio vi perrengue feio pelo uso de açúcar light ao invés de adoçante. Pura falta de informação de uma pessoa que tinha obrigação de saber a diferença entre os produtos!
Vc só precisa perguntar se a pessoa não tem nenhuma alergia e se não tem problemas com colesterol. Se não tiver nada disso e a sua massa ficou bacana, substitua o creme do recheio conforme lhe falei acima e use chantilly verdadeiro para a cobertura. Para umedecer a massa, use uma calda aromatizada com baunilha ou outras especiarias, feita com adoçante culinário.
Existe ainda a possibilidade de usar cobertura/recheio de ganache com chocolate diet (caro e nem sempre fácil de achar um que preste).
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Karina, Como tem leite condensado... vou trocar para "quase light", hehe Acho que quando uma pessoa encomenda algo especial ela espera que seja especial, portanto se a pessoa pede bolo sem glúten, tem que ser sem, e se não der que seja claro: vou ter que colocar uma colher de chá de farinha... assim a pessoa decide se quer ou não.
Além de diabetes, as intolerâncias e alergias precisam ser respeitadas... Um pedacinho de tomate pode matar quem tem alergia...
Por fim, não gostei de stevia...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Stevia só tem a vantagem de ser natural, mesmo assim precisa ver se não tem um monte de outros aditivos artificiais na composição. Como eu disse antes, tem sabor residual amargo.
Ainda não comprei sucralose, mas dizem que é o de sabor mais parecido com açúcar e pode ser usado por diabéticos. Acho que não tem restrição em nenhum país. Apesar de ser derivado da sacarose (açúcar comum), é considerado artificial pois passa por processo químico de alteração das moléculas, mas aí já é conversa pra químico... hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.