Oieee, meninas coloquei na minha cabeça q preciso fazer bem casados rss hj procurei diversas receitas de bem casados, achei varios tipos, desde a massa ser tipo bolo, ate achei receita da massa tipo biscoito, como eu nunca comi bem casados, qual é a receita verdadeira, vi tbem q a maioria das receitas vai fecula de batata, será se da para substituir por outro ingrediente? alguem por aqui ja fez? se alguem puder me ajudar, ficarei muito agradecida. bjsssssssssss meninas......
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
Aline: eu nunca fiz, mas todas as receitas que tenho são de massa tipo pão-de-ló com fécula de batata.
Por via das dúvidas, fui ver no dicionário (Márcia Algranti) a definição: biscoito feito com a junção de duas partes unidas por geléia de frutas, goiabada, doce de leite ou doce de ovos. Consiste em biscoito de massa leve, feita à base de ovos, açúcar, farinha e fermento.
Achei nesse blog uma receita da Nestlé, que deve ser bem gostosa, sem fécula, e com um modo de preparo muito prático, isto é, sem o desperdício de cortar a massa depois de assada: http://thecookieshop.wordpress.com/2009/06/15/bem-casados/ Espero que seja útil a vc.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Olha, esse bem-casado tipo biscoito que falas eu conheço também pelo nome de alfajor de maisena, são bem comuns no Uruguai e na Argentina em casas de chá e cafeterias...
Mas acho que a receita que estas procurando é aquela de casamentos, né?! Esse eu nunca fiz mas já comi... Sei que é tipo um pão-de-ló, tem que umidecer com calda, rechear e cobrir com uma camada fina de glacê... É muito comum na cidade de Pelotas, que é a cidade dos doces aqui no RS!
Eu tenho uma receita de alfajor de maisena, vou procurar e depois posto, ok?!
Alfajor de maisena (receita do Hotel Embaixador - publicado no jornal Correio do Povo/Poa-RS)
Ingredientes 800g de maisena 150g de farinha de trigo 200g de manteiga sem sal 400g de açúcar 16 gemas
Modo de fazer Junte todos os ingredientes até formar uma massa macia. Abra a massa com o rolo na espessura de 0,5cm. Corte em circulos de 7cm, coloque em uma assadeira enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido, 200ºC, por 10 minutos até dourarem levemente a parte de baixo. Deixe esfriar e una os discos com doce de leite, role as laterais em coco ralado para dar acabamento.
Sugestão: substituir o coco ralado por chocolate granulado também fica bonito e gostoso. Depois de colocar o doce dê uma leve apertada no centro dos biscoitos para que o recheio se espalhe melhor, não se preocupe se sair fora um pouquinho, é até melhor para passar no coco.
Tenho esta outra receita, bastante antiga mas que já fiz várias vezes e fica muito bom! Só não tenho foto! rs rs rs
Casadinhos
Ingredientes 1 xícara de manteiga ou margarina sem sal 1 xícara de açúcar 2 1/2 xícaras de maisena 1 xícara de farinha de trigo 3 gemas 2 c. sopa de conhaque 2 c. chá de fermento em pó
Modo de fazer Bata a manteiga ou margarina na batedeira com o açúcar, acrescente as gemas e o conhaque. Desligue. Acrescente a farinha peneirada com a maisena e o fermento e amasse até formar uma massa lisa e homogênea. Se necessário, deixe descansar meia hora na geladeira. Abra a massa com rolo e corte com a borda de um copo ou cortador. Leve pra assar em forno pré-aquecido, 200ºC, em assadeira untada e enfarinhada, até ficar com a base levemente corada. Depois de frios recheie com doce de leite e passe as bordas em coco ou chocolate granulado.
Dica: guardar os biscoitos sem recheio em latas bem fechedas para conservar por mais tempo e rechear e decorar no dia de servir.
Eu, como especialista em biscoitos, haha venho dizer que... O bem casado (sei lá se junto, separado ou com hífen) é mais macio, semelhante ao bolinho... Todas as receitas que tenho são como pão de ló. É tradicional em casamentos (inventaram o bem nascido) e tem uma caldinha como disse a Ingrid, mas dias depois mela que é uma maravilha!
Já o casadinho e o alfajor são biscoitos mas tb diferentes. Depois de comer trocentos tipos de alfajor na Argentina, acho que sei como é...
Massssssssssssssssssssssssss já ganhei bem casado que era casadinho na verdade... Já comprei alfajor que era bolacha maria e por aí vai. Parece-me que com o tempo tivemos uma distorção de nomes.
De repente pode ser até pelo custo, durabilidade, praticidade etc., o fato é que facilmente encontramos um produto com o nome do outro...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Como sempre digo, gosto das coisas com os nomes certos porque facilita a vida.. imediatamente nos remete à imagem da coisa, ao modo de fazer e tal, pois nem todo arroz cremoso é risoto.. hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Gurias, achei esse site argentino com definição, história, tipos e receitas sobre alfajores muito interessante...http://www.alfajorargentino.com.ar/
"Qué es el alfajor El alfajor es una golosina y un alimento Argentino
Un alfajor es una golosina tradicional de muchos países de Iberoamérica, principalmente en Argentina. Otros países con tradición de alfajores son Perú, Uruguay, Chile y España. Esta golosina está compuesta por dos galletas / galletitas unidas en el centro por un relleno dulce (dulce de leche, dulce de frutas, chocolate, mousse, entre otros) y generalmente está bañada en chocolate o glaseada.
La palabra alfajor se deriva del árabe [al- hasú], cuyo significado es relleno. El alfajor ingresó a Iberia durante el período al-Andalus con la entrada de los árabes al continente europeo.
Según el Código Alimentario Argentino, artículo 132, Alfajor: producto constituido por dos o más galletitas, galletas o masa horneada, separadas entre sí por rellenos como mermeladas, jaleas, u otros dulces, pudiendo tener un baño o cobertura exterior.
Te invitamos a ser parte de esta comunidad fanática de esta golosina tan tradicional argentina desde su historia, los diferentes tipos de alfajores y sus recetas."
Não deixem de ler sobre os tipos de alfajores, principalmente os regionais: cordobés, santafecino e marplatense!!!!! Vocês vão se surpreender...
Amigas, alguem conhece algum fornecedor de embalagens para bem-casados?? ou site que venda pela internet mesmo... está complicado achar por aki... =( Preciso daquelas de tela...
Eu já vi uma telinha mais grossa, por isso acho que não é bem isso que vc quer, mas quebra um galho:http://www.cromus.com.br/catalogoPrimaveraVerao2010/inicio.asp?numPagina=165
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Eh... esses são lindos mesmo.... mas naum eh bem assim que eu queria... se eu naum achar, vou oferecer esse pra cliente... onde compro cromus??? Vou ver aki na proplastik... deve ter...
Olá! Fiz meus bem-casados seguindo esta receita: http://www.youtube.com/watch?v=5k9doksKpc0 O sabor ficou ótimo, porém não consigo montá-los porque grudou tudo na forma... :( Comprei uma forma que não gruda, untei com margarina e coloquei papel manteiga e ainda assim grudou! Quando eu tentei tirar tava super grudado... Aï consegui tirar um pedaço e coloquei num pedaço de papel manteiga pra colocar o recheio e quando fui tirar percebi que ele já estava começando a grudar no papel manteiga! Aï eu fiz a calda e mergulhei ele e ele absorveu toda a calda, ficou horrendo... Alguém sabe me explicar porque isso aconteceu? Eu não entendo muito de cozinha mas sei seguir receita muito bem... fiz certinho como manda a receita e aconteceu isso! Será que precisava de mais farinha? Eu provei um pedaço sem a calda com o recheio e o sabor estava ótimo!