Falar enquanto alguém está cantando ou tocando algum instrumento - é considerado um insulto ao artista.
Quem começa a comer primeiro, o convidado ou o anfitrião?
À mesa, o certo é o anfitrião começar primeiro. Mas, como o anfitrião quase sempre é servido ou se serve por último, o mais simpático é que ele libere os convidados para começar a refeição.
Quando as pessoas já estão sentadas e chega um novo convidado, quem deve levantar?
Se a convidada for uma mulher, o homem se levanta e a mulher continua sentada. Se todos se levantam, vira uma grande confusão. A mulher só se levanta no caso da convidada que chega ser uma pessoa muito idosa.
Comportamento na presença do garçom
Em uma mesa de restaurante, se o garçom chegar e um assunto reservado estiver sendo conversando, o melhor a fazer é parar de falar enquanto a refeição é servida. Também é bom ficar atento com relação à proximidade dos pratos e bebidas para que não ocorra um acidente indesejável. No momento em que o garçom pedir licença para servir, o cliente deve inclinar-se um pouco para trás deixando um espaço livre. Deve-se agradecer em voz baixa.
Disposição dos talheres
A forma de usar os talheres à mesa é muito importante. Os garçons profissionais, por exemplo, interpretam sinais através dos talheres. Quando a pessoa quer indicar que ainda vai comer a refeição, deve colocar os talheres abertos no prato, como se formassem um ângulo de 45 graus. Nesse caso, a faca deve ser colocada do lado direito. Já para demonstrar que a refeição foi finalizada, a pessoa deve colocar os dois talheres juntos e paralelos em cima do prato. Esse é o sinal de que já está satisfeito.
Comer frango com as mãos
Comer frango com as mãos é uma indelicadeza e falta de etiqueta. Por mais descontraída que seja a mesa, o correto é sempre usar garfo e faca. Em último caso, se outras pessoas não estiverem usando talheres e você não quiser deixá-las constrangidas, pode pegar uma asa ou uma coxa com o guardanapo de papel e comer com as mãos.
Vinho
Na hora de servir os vinhos é preciso ter atenção para a temperatura ideal para cada tipo:
»Os vinhos generosos e outros licorosos, bem como aguardentes, devem ser servidos à temperatura ambiente. Nesta lista, inclui-se os vinhos de mesa tintos, à uma temperatura que não deve ultrapassar os 20ºC.
»Vinhos de mesa branco devem ser sorvidos ligeiramente frios (entre 8 e 12ºC). Palhetes e vinhos verdes tintos precisam estar entre 12 e 16ºC.
»Em temperaturas ainda mais baixas, bastante frios ou quase gelados, devem ser servidos os espumantes naturais e vinhos doces de mesa. Mas não abaixo de 6ºC.
Atenção Ao tomar vinho, nunca segure no corpo do cálice. A etiqueta manda que sempre segure na haste.
Uso do Guardanapo
Muitas vezes, as pessoas ficam indecisas sobre como utilizar o guardanapo de tecido no restaurante, seguindo as regras de etiqueta. Ao sentar, a primeira coisa que se faz é colocar o guardanapo no colo. Se for engomado, deixe-o dobrado na horizontal, pelos vincos, para que não escorregue. Sempre que for levar o copo à boca, passe antes o guardanapo nos lábios. Se precisar levantar da mesa durante a refeição, lembre-se de colocar o guardanapo sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrá-lo. Ao fim da refeição, após o cafezinho, faça o mesmo.
Comer massa
Cortar o espaguete é uma gafe, principalmente em restaurantes italianos. O correto é enrolar a massa no garfo, fazendo o movimento rotativo com o talher apoiado em sua extremidade. Assim, a massa absorve o molho. Pode-se também usar a colher como apoio. Ela fica segurada pela mão esquerda e o garfo leva a massa à boca.
Ordem do cardápio
Há uma ordem a seguir ao se elaborar o cardápio de um almoço ou jantar, ainda que não sejam servidos todos os alimentos relacionados. O mais comum é servir entrada, o prato principal que pode ser carne branca ou vermelha com guarnição e salada, sobremesa e queijos ou frutas. Nos menus mais requintados é servido o sobert, um sorvete muito leve, de fruta cítrica com pouco açúcar, conhecido como tira-gosto. O sobert serve para tirar o gosto do prato anterior, preparando o paladar para o seguinte.
Entrada ou hors d'oeuvre
Sopa
Peixe ou Ave
Carne com guarnição
Salada
Queijos
Sobremesa
Frutas
Macarrão com colher
A colher não é o talher indicado para encarar um bom prato de espaguete. O hábito de comer macarrão assim começou com os colonos italianos. Como tinham que fazer as refeições nos cafezais, usavam a mesma colher da sopa para a massa. É uma forma rústica. Prefira o garfo.
Guardanapo no pescoço
Os mocinhos e bandidos dos filmes de máfia italiana sempre penduram o guardanapo no pescoço. Não é elegante. O guardanapo deve estar sempre no colo. Só é admissível pendurá-lo no pescoço quando se está comendo uma massa com muito molho, e, ainda assim, em ambientes informais como cantinas ou dentro de casa.
Limpar o prato com o pão
Não é um gesto refinado. Mas, se você não resistir ao molhinho que sobra no fundo do prato, tome o cuidado de espetar o pão com o garfo é mais educado. Na França, limpar o prato com o pão é considerado um elogio ao chefe de cozinha.
Molhar o pão no vinho
Os enólogos, especialistas em vinhos, consideram o gesto um sacrilégio. Os especialistas em boas maneiras torcem o nariz. Evite.
Ola, Eu moro na França e nos comemos espaguetti enrolando com um garfo na colher. Em restaurantes Italianos aqui se comem assim. Bom mas vc esta certa é impossivel comer marrarrão com a colher, mas pode utilizar a colher de apoio para enrolar o espaguetti.