Se você se sente insegura a respeito de comer um determinado alimento com as mãos, espere e siga o exemplo da anfitriã. Se ela for atenta, perceberá a hesitação de seus convidados e tomará a iniciativa para desfazer a dúvida. Um modo de decidir por si mesma é guiar-se pelo senso prático: reflita sobre como seria o jeito mais lógico e fácil de comer o alimento.
Quando forem servidos bolinhos, frutas ou outros que se comem com as mãos, apanhe o alimento da travessa e, antes de comê-lo, coloque-o em seu prato.
Maças e pêras, quando servidas à mesa, são cortadas em quatro partes e descaroçadas com a faca. Tirar ou não a casca depende de sua preferência. Coma com as mãos, mas, se desejar usar garfo, corte-as em pedaços pequenos.
Quando se trata de uvas, se o cacho for pequeno, sirva-se dele inteiro. Caso contrário corte a parte desejada, colocando-a no seu prato. Ponha a uva inteira na boca, tire os caroços com as mãos e deposite-os no prato.
Picles, azeitonas, aipos, rabanetes quando servidos como aperitivos, podem ser apanhados com as mãos diretamente da travessa. Se a azeitona for pequena, ponha inteira na boca e solte o caroço na mão semifechada. Na forma de saladas, estes alimentos devem ser comidos com garfo.
Em caso de mariscos e ostras, quando servidos na concha, com uma das mãos você prende a concha junto ao prato e, com a outra, usa um garfo para descolar o marisco da concha e levá-lo à boca.
Alcachofras quase sempre se comem com as mãos, folha por folha, mergulhando sua base no molho (de manteiga para alcachofras quentes e de maionese ou vinagre para frias). Você prende a parte da polpa entre os dentes e puxa a folha, depositando-a na lateral do prato ou numa travessa para esse fim. Quando servirem apenas a base da alcachofra, coma-a com garfo e faca.