1 caldo de galinha ou bacon 30 grs de fermento fresco ou 1 sachê do seco 3 ovos 1 col/chá de sal 1 copo de óleo 1 copo de leite morno 1 cebola grande 1 col/chá de açúcar 1 Kg de farinha de trigo + ou - gema p/a pincelar
Bata todos os ingredientes, menos a farinha de trigo, no liquidificador. Numa tijela, coloque a mistura e vá agregando a farinha de trigo.Sove bem a massa que deve desgrudar das mãos.Deixe crescer até dobrar de volume. Modele pãezinhos individuais o dois médios.Deixe crescer por mais 15 minutos. Pincele com a gema e leve p/a assar a 180º até estarem dourados.
Esse pãozinho faz sucesso numa mesa de frios ou lanche da tarde. Testada e aprovada, essa receita é da minha amiga Lígia .
Sei...sei...Maravilhosas são as pessoas que inventaram as receitas! Aliás deixa eu te contar uma coisa muito interessante que acabei de aprender sobre alguns pães de crescimento lento. Eu comprei os livros que o Fasano lançou a pouco tempo, (aliás, maravilhoso), lá tem algumas receitas de pães, principalmente os italianos. Sabe o que eles misturam à massa? Polvilho azêdo!!!! Numa proporção bem pequena, mas fiquei pensando se não é isso que dá aquele retrogosto tão característico ao pão italiano. Estou de boca aberta até agora...nunca tinha ouvido falar disso!!!! Não vejo a hora de fazer para testar! Já imaginou se der certo que legal?
Esses pãezinhos, fizemos ontem no curso de pão caseiro, uma delícia e a massa fica bem leve. Foi preparado à 8 mãos....rsrsrs. Meu primeiro pão.
Pão de Cebola Ingredientes: 500g de farinha de trigo sem fermento 10g de sal 20g de fermento biológico seco instantâneo 20g de açúcar 200ml de leite 100g de margarina 1 ovo 1 cebola picadinha(100g)
Modo de preparo: Refogar a cebola na margarina, colocar numa tigela, acrescentar o leite, o ovo, o açúcar, o sal , o fermento, depois acrescente a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa consistente misture bem, sove a massa até soltar das mãos. Faça uma bola, cubra com filme pvc e deixe descansar de 30 a 40 minutos ou até dobrar de volume. Corte pequenos pedaços, modele e pincele com uma gema, deixe descansar por mais 30 minutos. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Rende 18 pãezinhos.
Grazi, o lema do curso é: aqui se faz, aqui se come, ainda bem que distribuimos um pouco para as salas vizinhas. O curso é à tarde e ultimamente não estou nem jantando meu shake light, pois não sobra espaço.....rsrsrs.
Mone, ficaram deliciosos, tive que controlar a gula para não comer uns 10. O gostinho da cebola ficou bem suave e a massa bem levinha.
É um curso de pães caseiros, é bem básico, com duração de oito dias. Mas para mim, que não tinha experiência nenhuma com pães, está sendo uma maravilha. Depois coloco outras receitas, para não engordar sozinha néh........rsrsrs.
Grazi, como até bem pouco tempo, eu não entendia nada de pão, não sei dizer se existe aqui no Brasil uma farinha própria para brioche, inclusive, na nossa apostila consta uma receita de brioche, mas feita com farinha de trigo comum. Fazer pão e duplamente prazeroso, fazer e comer.......hehehe! Os seus pães são mesmo irresistíveis.
Eu fizzzzzzzz!!!! Fiz assim óh! Meia receita, ao invéns de colocar cebola (hã?! mas não é pão de cebola??? :O) rs coloquei +- 1/3 do tablete de caldo de bacon e +ou- 2 colheres de pó para preparo de sopa de cebola(na verdade coloquei de olho, mas deve ter sido +- isso mesmo) E gente, vou te contar... FANTÁSTICO! E o cheiro?! MARAVILHOSO!!! O gosto então, nem se fala!!!! Ficou muito bom!!! Numa festa.... esse pão na mesa de frios... uiiiiii! SUCESSO! Parabéns! Ps. Máquina quebrada, não deu pra tirar foto... :( Mas ficou com os da Grazi. Meninas, façammmmm! Beijos!!!
vocês querem me matar, né????? ontem trabalhei até as 11 da noite, depois cheguei em casa e fui até as duas da manhã embalando muffins.....não comi direito e vcs ficam me atiçando....aiiiiiii, continuo com fome!!!!
Mas, para variar, errei na quantidade do fermento (quem manda fazer com pressa????), acabei tendo de acrescentar mais farinha e acabou que fiquei uma tarde inteira de sábado assando paezinhos.....mas ficaram bem gostosos, com aparencia bem diferente, pois acrescentei 1/2 xícara de folhas de manjericão.
Posto a foto assim que possível, mas vou repetir pois fiz a primeira receita, quero experimentar com sopa de cebola e nas quantidades da Kyntha.....voltarei.....