Se você é convidado, siga os costumes da casa. Algumas pessoas rezam antes das refeições (especialmente em ocasiões como os domingos, Natal e Pácoa, entre os cristãos; no Rosh Hashanah ou Chanukah, entre os judeus).
Se você não pertence à mesma religião dos da casa, considere como se fosse a sua. Se não segue nenhuma fé, respeite quem a tem. Não ria nem deboche da crença alheia.
Se não pode acompanhar a prece, pelo menos diga o "Amém" ou incline a cabeça, em silêncio.
O brinde é tão antigo quanto a oração. Apesar de sua origem não ser muito civilizada (um guerreiro vencedor bebia no crânio do vencido), ele chegou aos nossos dias como um símbolo de refinamento. Trata-se de uma arte que requer agilidade mental, graça e intuição. Além é claro, de animação no tom de voz e senso de tempo.
O brinde não pode ser longo: uma, duas frases no máximo. Senão vira um enfadonho discurso. Coloque um sorriso na voz.
É considerado indelicado beber logo que se senta à mesa, porque cabe ao anfitrião fazer um pequeno brinde de acolhida aos convidados. Algo assim: "Que sempre estejamos juntos", "Bem-vindos a nossa casa", ou "A muitas noites alegres como essa".
Só comece a beber após os anfitriões darem o sinal, levantando seus copos.
A rigor, cabe ao anfitrião fazer o brinde, num restaurante, a quem convidou. Mas nada impede que, ele não se adiantando, um convidado o faça. É até muito simpático. Algo assim: "A Helena e Cláudio, que nos proporcionam estes momentos inesquecíveis". Ou "A Elizabeth, responsável por essa maravilhosa culinária".
Se no aniversário do anfitrião, ele próprio fizer o brinde de acolhida, cabe a você, como convidado e amigo, levantar-lhe outro, desejando "Felicidade" ou "A muitos aniversários".
Após o anfitrião levantar seu brinde, alguém pode querer propor outro brinde. É normal e amável. Mais que três, é ridículo.
Mulheres podem ser "brindadoras". Trata-se de machismo inadmissível dizer que uma mulher não pode erguer um brinde.
O brinde é elegante e simpático em qualquer ocasião, com qualquer bebida. Você pode estar num café da manha social e uma amiga ou amigo conta que em breve será mamãe ou papai. Pegue o copo com suco de laranja, levante-o e diga por exemplo: "Parabéns. Grande notícia! Excelente para começar o dia!".
Em casamentos e noivados, a hora do brinde é o clímax da festa.
O ritual do brinde é este: o "brindador" se levanta ou apenas ergue o copo, faz o brinde, toma um pequeno gole da bebida. Os demais levantam seu copo e em seguida dão um pequeno gole na bebida. Bater o "tim-tim"ou não vai depender do número de presentes.
Os ancestrais "Saúde", "A la santé" (francês), "Cheers" ou "To your health" (inglês), "Salud" (espanhol), "Cin-cin" (italiano), "Prost" (alemão), "Skoal" (línguas escandinavas), "Kanpai" (japonês), "Kanpei" (chinês), são bem-vindos em qualquer ocasião. É original,recorrer a um deles se a refeição for típica de um desses países. Além do mais, são sempre polidos quando nos faltam as palavras.