Algumas palavrinhas devem ser ditas a respeito do ato de beber, de bebidas e bebedores.
Antes de levar o copo à boca, limpe-a com guardanapo. Nada mais desagradável do que ver um copo com a borda suja de batom ou gordura.
Levando algum líquido à boca, beba-o. Não "bocheche" com o vinho ou água, cerveja ou refrigerante.
Numa reunião do tipo "em pé", em coquetéis, mantenha o copo na mão esquerda, para não oferecer a mão gelada e úmida na hora de cumprimentar um conhecido.
Jamais se exceda! Não há coisa mais incoveniente para um anfitrião do que se ver às voltas com um convidado "meio alto" ou quando o convidado se torna incoveniente aos demais, e especialmente à sua própria família, encabulando-a. Válido tanto para homens quanto para as mulheres. Se alguém lhe contar com jeitinho que você se excedeu, acredite, você tem um ótimo amigo. Ouça-o.
Se você é o anfitrião e um convidado bebeu demais, chame o garçom (ou quem quer que esteja servido as bebidas) e suspenda o serviço. Mande passar uma rodade de café preto, bem forte.
Não chame a atenção de outros convidados para a "situação deplorável do convidado que se excedeu. Ao contrário, tente desviar as atenções para outro tema.
Nunca peça a outro convidado que conduza o "pobre beberrão" para casa. A maior virtude da amizade é a caridade. Portanto, não exponha um amigo ou amiga ao ridículo social.
DROGAS
É lamentável falar sobre isso, mas vez ou outra na vida social deparamos com uma história semelhante. De ver ou de ouvir contar.
Se você perceber que alguém está consumindo drogas na sua festa, chame-o de lado e, delicadamente, diga-lhe que o procedimento o está incomodando e as demais pessoas.
Se, como convidado, você notar alguém consumindo drogas, sentindo-se contrariado, você tem a liberdade de retirar-se discretamente da reunião. Ninguém pode se ofender com isso. Depois você se desculpa com os anfitriões.
Se voltando de uma festa, seu filho adolescente contar que houve consumo de drogas, tenha uma longa conversa com ele - sem se exaltar, sem se escandalizar. Explique os problemas que podem acarretar. Deixe seu filho ciente dos graves problemas provocados pelos tóxicos. A informação é a melhor arma para uma opção saudável de vida.
Se você consome drogas, não as leve em festas, ou melhor, não freqüente reuniões em ambientes familiares e íntimos. Não consuma drogas diante dos outros. Não comprometa nem iniba seus amigos, parentes e conhecidos.
Não existe "droga socialmente aceitável". Isto é hipocrisia. Nenhuma o é.