É muito comum as mães ficarem preocupadas em conservar os nutrientes dos alimentos durante o cozimento. Por conta disso, algumas preferem cozinhar os vegetais inteiros e com casca para tentar preservar suas vitaminas. Mas nada disso é necessário. A perda nutricional acontece mais com a vitamina C presente nas verduras, mas ela também pode ser ingerida em frutas e sucos.
Melhor panela
Tanto a panela de ágate como a de ferro ou com antiaderente são adequadas para o preparo da sopa. Elas devem apenas estar em bom estado de conservação e limpeza.
Carne e ovos
A carne, vermelha ou branca, deve ser oferecida no momento em que se introduz as papas salgadas, isto é, por volta dos 6 meses. Ela é uma importante fonte de ferro e previne a anemia. O ovo pode substituir a fonte protéica da carne, mas a clara só pode ser incluída na alimentação a partir dos 9 meses.
Peneira ou liquidificador
Nenhum dos dois. Os alimentos devem ser amassados com o garfo e transformados em um purê grosso. Não se deve liquidificar ou passar a sopa na peneira, pois isso prejudica a percepção dos sabores e não estimula a mastigação da criança.
Açúcar na papa
Apesar de algumas crianças demorarem para aceitar as papinhas salgadas, não se deve colocar açúcar ou misturar iogurtes para aproximar o sabor da sopa ao do leite. O ideal é insistir com esse tipo de alimentação.
Refeições diferentes
Se for feita uma quantidade grande de sopa no almoço, a mãe pode repeti-la no jantar. Porém não é aconselhado dar a mesma papa por vários dias, pois a criança deve experimentar novos sabores para a alimentação ficar atraente.