Login de Membros
Post Info TOPIC: No seu e-mail


Assistente de Chef de cozinha

Estado: Offline
Mensagens: 5475
Data:
No seu e-mail
Link permanente  
 


Boas maneiras são necessárias em todo tipo de intercâmbio, desde pessoal à carta escrita ao telefone. Naturalmente, na internet a coisa não pode ser diferente. Enquanto o e-mail não é tradicionalmente tão formal, existem regras de conduta que podem prejudicar a mensagem e o resultado da comunicação se não forem respeitadas. São as chamadas netiqueta, trazendo o termo direto do inglês, netiquette.

Eis as 10 regras de “netiqueta” que você sempre deve respeitar ao mandar seus e-mails:

1. Use o e-mail como você quer que todos o façam consigo: como tudo na vida, trate do jeito que você quer que o outro trate você.

2. Revise antes de mandar: não deixe escapar algo que não deveria estar lá. Assegure-se que você está mandando à pessoa ou pessoas certas.

3. Inclua a mensagem original corretamente em respostas: deixe as mensagens enviadas claras e de fácil compreensão incluindo o texto original de forma inteligente e útil. Por exemplo, não vá dando respostas em cima de respostas, deixando o e-mail enorme, confuso e de envio e recepção super lentas.

4. Cuidado ao ser irônico: é fácil demais ser mal interpretado.

5. Limpe e-mails antes de encaminhar a outro: faça uma faxina antes de encaminhar ou mandar um e-mail a uma outra pessoa. Encaminhar e-mails é uma ótima maneira de compartilhar informações, mas assegure-se que o conceito original não fique perdido ao encaminhá-lo.

6. Quando em dúvida mande texto sem formatação HTML: nada é pior do que uma pessoa não conseguir ler a sua mensagem, ainda mais que há muitos softwares que não aceitam HTML, até por questões de segurança.

7. Usar letras maiúsculas é como gritar: não grite em seus e-mails. Além disso, esse tipo de e-mail é de difícil leitura.

8. Pergunte antes de mandar enormes arquivos atachados: não deixe o e-mail da outra pessoal entupido e lento ao receber mensagens enormes. Fora isso você pode ter o e-mail devolvido ao deixar a caixa postal do destinatário entupida. Procure compactar o arquivo atachado antes de enviá-lo.

9. Figuras ilustrativas ou Smileys: devem acionar o alarme. Não use figuras ilustrativas para dizer algo que você não quis dizer. É melhor não dizer do que ilustrar algo errado.

10. Evite mensagens repetidas: não encaminhe uma mensagem só para por encaminhá-la. Assegure-se que ela será útil para quem for recebê-la.

__________________

      ""   Milleni ""

millenib.flogbrasil.terra.com.br

Página 1 de 1  sorted by
 
Resposta rápida

Faça o loggin para postar respostas rápidas

Tweet this page Post to Digg Post to Del.icio.us


Create your own FREE Forum
Report Abuse
Powered by ActiveBoard