Login de Membros
Post Info TOPIC: Serviço à francesa, americano, brasileiro ou russo
ane


Assistente de Mestre cuca

Estado: Offline
Mensagens: 1798
Data:
Serviço à francesa, americano, brasileiro ou russo
Link permanente  
 


Serviço à francesa, americano, brasileiro ou russo? O que importa é servir bem.


O tipo de serviço a ser utilizado é muito importante, pois pode significar o sucesso do bem receber para o evento. Dele depende, entre outros, a formalidade da ocasião, o espaço disponível. Neste campo, os franceses possuem tradição secular no que diz respeito à etiqueta e boa conduta. No quesito saber servir, a França tem o mais elegante e formal tipo de serviço de mesa que o mundo até hoje conhece: "serviço à francesa". Surgiram outras formas de receber com características diferentes pelo mundo, porém elas têm como referência à francesa. Eis alguns tipos de serviços:






 

Serviço à francesa: é o modo mais elegante, sofisticado e cerimonioso de servir. Os anfitriões sentam-se vis-à-vis, ou seja, um em frente ao outro. Esse serviço deve ser utilizado em datas especiais como bodas, aniversários, Natal, Páscoa, recebendo pessoas mais formais, autoridades, personalidades, estrangeiros.



- O lugar de honra é à direita da anfitriã para os homens e à direita do anfitrião para as mulheres. Alternam-se homens e mulheres na disposição dos demais lugares. É aconselhável não colocar marido e mulher, namorado e namorada, sentados lado a lado. A hierarquia é seguida na disposição dos lugares, sendo que as pessoas de maior precedência ou mais idosas sentarão mais próximas aos anfitriões e as de menor precedência, assim como as mais jovens, ocupam posições mais distantes. O cartão de lugar, placement (pequeno cartão onde será escrito o nome do convidado), marcará o lugar de cada um à mesa.


- A mesa é posta com a maioria dos talheres e louças, de acordo com o cardápio que será oferecido (normalmente com mais de um tipo de prato).


- Todo o serviço fica por conta dos empregados, garçons ou copeiros. Os copos de água já estarão cheios quando os convidados se sentarem. O pão também já estará no pratinho à esquerda.


- As velas completam o charme dessa mesa e serão acesas antes de iniciar o serviço. Os cremes, sopas e consomês vêm para a mesa já servidos e os copeiros ou garçons os colocam pelo lado direito do convidado.


- A salada é servida em pratinho menor e deve ser comida com garfo. Não se cortam alfaces. As bebidas também são servidas pela direita. Não se deve deixar garrafas sobre a mesa. O garçom sempre repõe e mantém os copos abastecidos. As bandejas com os alimentos são apresentadas pelo lado esquerdo do convidado e as pessoas servem-se com a mão direita. Começa-se a servir a mulher que está à direita do dono da casa; depois à da esquerda; somente após servir todas as mulheres é que se servem os homens. Primeiro, o que está à direita da dona da casa, por último, o anfitrião.


- Ao servir a sobremesa, os doces terão precedência sobre as frutas. O café pode ser servido na sala de estar. A seguir, serve-se o licor.




 

Serviço à familiar ou inglês: uma característica marcante desse tipo de serviço é a forma de distribuição dos convidados à mesa. Os anfitriões sentam-se nas pontas ou cabeceiras da mesa e a convidada(o) de honra é a primeira(o) a ser servida.



- Esse sistema de servir é bastante parecido com o francês, porém não possui o charme que é cada convidado poder servir-se. Os empregados trarão os alimentos da cozinha em travessas. Quando colocados sobre a mesa, sem a ajuda de empregados, a própria anfitriã poderá servir os pratos e passa-los para os convidados.




 

Serviço americana: Trata-se de serviço em forma de bufê. Uma forma bastante informal e prática de receber um número maior de convidados, principalmente quando o espaço é pequeno.



- Os convidados são recepcionados com uma (ou mais) mesa posta, bem forrada e ornamentada com arranjo de flores e frutas ao centro, guardanapos, pratos, talheres e réchauds (pequenos aparelhos portáteis, que fornecem chama para aquecer as iguarias levadas à mesa) dispostos sobre ela. No momento de servir, as travessas com as comidas serão colocadas sobre os réchauds, que serão acesos. Quando for anunciado o início do serviço os convidados formarão uma fila para se servirem e sentarão onde puderem acomodar-se. Caso o espaço disponível permita, fica mais elegante e confortável a colocação de várias mesinhas já montadas com os garfos, facas, copos e guardanapos. Somente os pratos e réchauds irão, nesse caso, para a mesa do bufê. Dessa forma, o convidado terá as mãos mais livres no momento de servir o prato, além de evitar a queda de talheres ao retornar ao seu lugar. Os garçons servem as bebidas.




 
Serviço brasileiro: nosso estilo de servir é tão informal quanto prático: as travessas com os alimentos, vêm da cozinha diretamente para a mesa e são posicionados ao centro. Os pratos e os talheres não são trocados e cada um deve se servir, sem o auxílio de copeiros ou dos anfitriões. As travessas distantes, são passadas pelos convidados aos demais.




 

Serviço à russa: Trata-se de um serviço ágil e prático, embora pouco utilizado nas mesas brasileiras. Tudo que for utilizado na ornamentação da mesa deve ter uma utilidade no serviço; O serviço é rápido e os pratos (de 8 a 12) devem ser servidos todos juntos, assim que ficarem prontos. Os quentes, bem quentes e os frios.



- Um prato sempre estará à frente do convidado, mesmo vazio, durante todo o serviço. Os pratos vêem servidos da cozinha e são apresentados ao convidado.Outras vezes, toda a refeição estará arranjada em uma só travessa e deverá ser apresentada pelo garçom (ao lado esquerdo), e cada convidado se servirá;



__________________
Página 1 de 1  sorted by
 
Resposta rápida

Faça o loggin para postar respostas rápidas

Tweet this page Post to Digg Post to Del.icio.us


Create your own FREE Forum
Report Abuse
Powered by ActiveBoard