ÓI Pessoal, peguei essa receita do www.portalafro.com.br ,da Cidinha aquela culinarista que se apresentava com a Ofélia, mas fiz algumas alterações,era 1 xíc. de açúcar ,fiz com metade pra não ficar muito doce pra comer com café,e como voces podem ver acrescentei outras coisas que não tem na receita original,mas ficou melhor que bolo de tapioca.
BOLO DE SAGU 2 xíc. chá de sagu 300ml de leite +200ml de leite de côco 1 pacote de 50g de côco ralado 2 c. s. de queijo ralado 3 ovos 1 c. c. rasa de sal 1/2 xíc. chá de açúcar 1c.s. de margarina 1 c.s. de fermento em pó
Pôr o sagu de molho no leite junto com o côco por 2 horas. Depois, bater as gemas com o açúcar,sal e a margarina,com colher mesmo.Misturar o sagu amolecido com o leite,misturar bem, o queijo ralado,por último as clarasd em neve com o fermento.Forma untada e polvilhada com farinha de trigo, forno médio,pré-aquecido,por uns 50 minutos(Até um palito sair limpo).Na receita original que postei na íntegra lá embaixo dizia 25 minutos,mas não dá,o meu demorou mais ou menos esse tempo.Tomar com café,mesmo com esse calorzão, é uma gostosura.Quem gostar mais doce, põe 1 xíc. de açúcar conforme a receita,OK? Abraço, Rosa Maria.
Sagu são umas bolinha brancas de mandioca bem duras,se encontra nos supermercados ,tem da marca Yoki de 500grs.No sul do Brasil fazem uma sobremesa com ele cozido no vinho e é servido gelado com um creme amarelinho por cima ,é muito gostoso,mas nunca acertei fazer.Nesta receita se faz o bolo com ele ,eu fiz e achei mais gostoso que o bolo de tapioca ou o bolo de grude,são muito comuns aqui no nordeste brasileiro.Abraço, Rosa Maria.
Olà gente!!!!!gostaria de saber qual a diferencia do açucar confeteiro e o açucar impapavel,por que essa semana devo fazer o famoso bolo com a pasta americana porque aqui tem 3 tipos de açucar,o açucar refinado, o moscavo,e um que parece um talco de tao fino!!!
Obrigada!!!!tchau!!
Vanessa adorei o novo modo de mandar mensagens !!!!tchau!!
Não sou expert no assunto, mas sabe o nosso açúcar refinado? O açúcar de confeiteiro, é tão branquinho quanto, mas é mais fino. O açúcar impalpável, é mais fino ainda, mas pelo que sei é misturado com amido de milho.
Agora qual a porção de cada ingrediente? Não tenho certeza, mas a Tite já escreveu isso aqui no fórum. Procure por impalpável ali no canto direito...
Qualquer coisa me fale que eu pesquiso.
Vanessa
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Romy: Sagu e tapioca são subprodutos da fécula de mandioca, porém, não diferem só no formato mas tb são produzidos de maneira diferente (modo de secagem e na temperatura usada durante o processo) e o resultado na utilização dos dois tb não é igual. A Rosa está certa, aqui no sul é mais comum o uso do sagu, principalmente dessa sobremesa feita com vinho, servido com uma calda que é um creme patissiere bem ralo. Já no norte, nordeste e tb no sudeste, a tapioca é mais utilizada.
Rosa: eu não gosto dessa sobremesa, mas mamãe (apesar dos 91 anos) ainda faz com frequência para o marido de minha sobrinha. Precisa deixar o sagu de molho para hidratar e depois cozinhar com o vinho, mas não deve ser cozido demais, senão as bolinhas se desmancham e viram um "grude" total.. hehe.. se for bem hidratado antes, as bolinhas ficam transparentes depois de cozidas.
Jociane: a Vanessa já lhe respondeu sobre o açúcar, tem diversos tópicos aqui no forum sobre pasta americana. Quanto à proporção de amido, pode usar até 20%, ou seja, 200g de amido para cada quilo de açúcar, bater no liquidificador e depois peneirar, mas sinceramente, eu prefiro comprar pronto pois acho que é mais fino do que ser for feito em casa e isso pode eventualmente comprometer o resultado do que vc pretende fazer com ele. Veja o nome na embalagem desse que vc diz parecer um talco, se é de confeiteiro ou impalpável, todas as marcas tem essa informação na embalagem.
Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Romy: acabei de ver no site da Yoki, eles tem dois tipos: sagu natural e sagu saborizado, em caixinhas iguais às de gelatina.
Só a título de curiosidade: antigamente o sagu era extraído de uma palmeira. Assim como aconteceu com a araruta, a produção tornou-se cara demais e o sagu passou a ser fabricado a partir da fécula de mandioca, produto muito mais barato e de fácil cultivo no país inteiro. O sagu de palmeira ainda é produzido em alguns países asiáticos, como a Tailândia. Talvez as meninas que moram fora do Brasil possam encontrar o verdadeiro sagu nas lojas especializadas. Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
aqui tem algumas lojas de produtos asiáticos... vou ver se encontro. Mas é bastante interessante o cultivo desse produto... estamos sempre a aprender...eheh
´Oi Pessoal,experimentei o bolo com o sagu da Hikari e é muito melhor que o da Yoki que eu usava,pois o da Yoki fica com alguns grãos meio duros,se voces encontrarem pra quem mora no Brasil,usem o da Hikari,e pode bater claras e gemas juntos fica mais prático e fica gostoso do mesmo jeito.Rosa Maria.
Posso estar falando abobrinha, mas acho que Yoki e Hikari é tudo a mesma coisa... Acho que quando eu fui procurar por fécula de batata eu vi isso no site... Agora, se os produtos são diferentes, aí já não posso falar nada...
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Não Vanessa,IOKÍ é uma fábrica e a HIKARI é outra.A Ioki produz Sagu,polvilho,fubá e outras coisas,a Hikari produz também esses produtos ,mas com qualidade diferente.No caso do Sagu nesse bolo,após 2 horas de molho o da Yoki deixa os grãos ainda duros e o da Hikari ficam no ponto e todos homogeneamente.