Além das condições inadequadas da qualidade do ar, que em certos locais se tem disponível para respirar e que, nesses casos, provocam irritações nos plhos, também o uso contínuo e demorado da visão, como costumam fazer aqueles que trabalham, por exemplo, diante da tela de um computador, provoca vermelhidão e sensação de ardor nos olhos.
Ainda aqueles que habitualmente não dormem com regularidade, nem na hora adequada, nem o tempo suficiente para o repouso restaurador, estes acabam por apresentar os olhos inchados e a pele escurecida, logo abaixo destes.
Para esses casos, uma prática reconfortante e salutar, que regenera e traz alívio, é a aplicação de compressas geladas de flores de camomila (Matricaria chamomilla e Anthemis nobilis) logo após um banho, no final do dia.
Com uma colher-de-sopa de flores de camomila, prepara-se uma infusão em pouco mais de meia xícara de água. Após esfriar, completa-se com água gelada até uma xícara.
Nesse infuso mergulham-se duas compressas de gaze que, após escorrer o excesso, são aplicadas sobre os olhos fechados, mantendo-se a cabeça recostada por cerca de 10 minutos. Durante esse período deve-se mergulhar novamente as compressas no infuso sempre que se perceber que a sensação de gelado passou