Não é qualquer peça de carne que dá um bom churrasco. As melhores encontram-se sempre no quarto traseiro do animal, onde há menos tensão muscular, e a carne é mais tenra. A partir disso, planeje sua festa, escolhendo que tipo e qualidade que quer servir. Só então vá às compras. Quando servir a carne de boi, lembre-se sempre de cortar a carne na direção contrária à das fibras. Isso colabora para sua maciez e sabor.
Uma boa peça de alcatra tem cerca de 7 kg. Dela são extraídas algumas das carnes mais saborosas para assar na brasa: a picanha, a maminha, o baby beef e o bife do açougueiro
Picanha
Quem aprecia um bom churrasco espera com ansiedade a hora de a picanha estar pronta. O seu sabor peculiar advém do fato de ser uma parte do animal com alta circulação sangüínea, o que resulta em uma carne bastante suculenta. Enquanto a picanha estiver assando, quem gosta de alho pode experimentar besuntá-la com uma mistura de alho e água batida no liquidificador.
Peso ideal: por volta de 1,5 kg
Um pouco mais dura do que a picanha, a maminha fica ótima ao ponto ou malpassada. É mais saborosa ainda quando recheada com uma pasta de manteiga, alho e alecrim.
Peso ideal: 1,2 kg
Baby beef
É uma carne magra, para bifes, e ideal para quem quer comer churrasco mas está preocupado com calorias.
Peso ideal: 3,5 kg
Bife do açougueiro
Localizado na parte superior da alcatra e por isso chamado também de "rolha" da alcatra. Cada peça pesa, em média, 500 g e, por isso, não é fácil achá-la nos açougues. É uma carne com pouca gordura, mas muito saborosa. Serve-se malpassada ou ao ponto e cortada em pequenas tiras depois de assada.
Peso ideal: 500g
Contrafilé
Carne ideal para quem gosta de churrasco de bifes, pois é muito macia. A melhor parte do contrafilé é a chuleta ou bisteca, pois os ossos e a gordura valorizam o sabor da carne. O mesmo vale para o t-bone, uma carne com osso também extraída do contrafilé.
Peso médio ideal: 8 a 9 kg
Outra carne magra que, assim como a picanha, possui alta irrigação sangüínea. Ela é macia, bastante saborosa e de espessura fina, o que faz com que asse rápido.
Peso ideal: 1,5 kg
Costela
Quem tem paciência para assar uma costela não se arrepende. Sua carne gordurosa e cartilaginosa rende um dos momentos mais saborosos do churrasco. Como demora para assar, é a primeira peça que vai para o fogo. Para assá-la da forma correta, comece colocando a parte com osso voltada para a chama e, quando a carne estiver no ponto, vire-a para tostar do outro lado, por mais 20 minutos.
Outras carnes
As partes que ficam mais saborosas em churrasco são a coxa, a sobrecoxa e a coxinha da asa. O coração do frango também faz sucesso. Dica: enquanto assam, besunte os corações com azeite para que não fiquem borrachudos.
Porco
Raro é encontrar carne de porco em churrasco, embora a bisteca e a costela fiquem deliciosas assadas na brasa - sempre muito bem passadas, é claro!
Também não é um habitué dos churrascos brasileiros, mas quando aparece é sempre um sucesso. O pernil de cordeiro e o carré (lombo com osso) ficam ótimos temperados com bastante alho, hortelã e pimenta e servidos bem passados.
Lingüiça
Essencial: ajudar a matar o tempo e um pouco da fome antes de a carne ficar pronta. Em geral, todos os tipos frescos são bem-vindos. As lingüiças toscana e calabresa fresca, menos e mais picante respectivamente, são boas pedidas para um churrasco.
Nada é mais saudável e leve do que um churrasco de peixe. Reserve um dia especial só para ele. Do contrário, para evitar um desagradável cruzamento de sabor com as outras carnes, utilize uma grelha só para assar o peixe e tome muito cuidado para não misturar os aparatos. Os melhores para assar são as espécies mais gordas, como salmão, truta, tainha, sardinha, atum, vermelho etc. Tempere-os minutos antes de assar só com sal ou com uma mistura leve de ervas secas, sal e azeite.
-- Edited by admvanessa at 07:49, 2004-08-25
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Amei suas dicas e veio muito de encontro com o que estou procurando. Por favor, esclareça-me algumas dúvidas.
Estou louca atrás das famosas carnes assadas na brasa no alho. A Milleni até tem ajudado-me, mas ainda não é essa a receita que procuro. Sabe aquela maravilhosas picanhas e cupins no alho que comemos nos rodízios? Por misericórdia, ensina-me a fazer?!
É somente dessa forma que ensinou na receita anterior? Bate-se no liquidificador alho com água e vai jogando sobre a carne? Mas e o tempero?
Quando eu achei essas explicações sobre churrasco eu estava procurando o churrasco alho e óleo para você. Aí achei essa página! Mas sinceramente, eu nunca fiz! Então não sei!
Acho que vc pode experimentar fazer como está no texto, e quanto ao tempero, meu pai sempre usou apenas sal grosso.
Vamos pedir socorro para as meninas!!!!
Não desista!
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"