Êste é o prato típico de Madrid. É laborioso, mas uma delícia!!
Para 4 ou 5 pessoas:
1/2 quilo de carne de vaca
1 peito de frango inteiro
1 osso de vaca
1 pedaço de toucinho (opcional)
300 gramas de grao de bico
4 batatas médias ou 5 batatas pequenas inteiras
2 nabos inteiros
2 cenouras inteiras
1 cebola grande inteira
250 gramas de repôlho
2 alho-porós inteiros
2 choriços
2 morcelas ( linguiça feita de sangue de vaca)
2 colheres de macarrao tipo letria para sopa
azeite e sal
Acompanhamento: Almôndegas de ovo e farinha de rôsca
3 ovos
2 alhos picados
salsinha picada
farinha de rôsca o quanto baste
Deixar de môlho á noite anterior o grao de bico. No dia seguinte, numa panela grande ferver água e só juntar o grao de bico quando a água estiver fervendo. Juntar as carnes ( vaca, frango, osso e toucinho). Retirar com espumadeira a espuma que aparecerá por cima.Juntar sal e deixar cozinhar 40 minutos ou até que as carnes estiverem macias. Retirar á outra panela quase todo o caldo. Juntar mais água fervendo, a cebola, as cenouras, os alhos-porós, os nabos e deixar cozinhar. Quando estiverem quase cozidos, acrescentar as batatas, o choriço e a morcela. Retirar do fogo e reservar. Retirar o osso.
Cortar o repôlho bem finnho e cozinhar em água com sal durante 20 minutos, coar e refogar com um dente de alho socado e azeite. Reservar.
Acompanhamento:
Bater bem os ovos, juntar a salsinha, o alho e a farinha aos poucos até formar uma massa para poder fazer as almôndegas que devem ser muito pequenas ( do tamanho de uma bola de gude). Fritar em azeite bem quente e reservar.
Esquentar o caldo separado, juntar o macarrao e quando estiver cozido (4 á 5 minutos) juntar as almôndegas. Cortar as carnes em pedaços e deixar as verduras inteiras.
Servir:
Pirmeiro a sopa com as almôndegas.
Num prato, as carnes, o choriço, as morcelas e o toucinho.