Esta receita é sempre fantástica, mas exige alguns cuidados durante a confecção, para que no final não abata...experimentem e digam alguma coisa...
Bater 18 claras em castelo
Quando ainda estiverem a meio castelo vai-se juntando colher a colher 30 colheres de sopa de açúcar (juntar uma a uma batendo sempre com a batedeira)
Entretanto juntar um pouco de caramelo a gosto, continuar a bater até ficarem bem firmes
Depois untar com manteiga uma forma de buraco bem grande e deitar dentro colheradas da mistura, regularizar por cima
Entretanto tem-se já uma forma grande onde caiba a forma do molotof para que este possa ir ao forno em banho maria
Coloca-se no forno durante 18 minutos (o mesmo n.º que as claras), no final deste tempo, abrir um pouquinho a porta do forno e deixar estar mais 10 minutos, no final deste tempo desenformar para um prato grande, se for feito deste modo o molotof escorrega naturalmente para o prato.
Depois fazer os OVOS MOLES:
* 6 gemas * 200 gr de açúcar * 1,5 dl de água
Levar a água ao lume com o açúcar (não precisa atingir nenhum ponto) e deixar ferver cerca de 30 segundos e retirar do lume. Mexer muito bem as gemas com um garfo e juntar uma ou duas colheres de sopa de leite (ajuda a passar no passador), passar por um passador. Misturar a calda às gemas devagarinho e mexer sempre com uma vara de arames. Levar ao lume e mexer lentamente com colher de pau em movimentos rectilíneos e não circulares (evita que o creme fique com espuma), até ficar com a consistência desejada. Deixar arrefecer. Nota: Ter sempre em conta que depois de arrefecido o creme fica mais espesso. Por exemplo, para o Molotoff, deixo mais líquido porque fica bonito a escorrer.
É delicioso. Bom apetite!
Nota: pra esta quantidade de claras é necessário um forma bem grande...caso contrário transborda....