1 ovo 1 xícara leite 1 xícara farinha 1 1/2 colher (chá) sal 1 1/2 colher (chá) pimenta cayena 1/2 colher (chá) pimenta do reino 1/2 colher (chá) alho em pó 1/4 colher (chá) ervas 2 cebolas -- grandes óleo
Corte 2 cm da parte de cima e de baixo da cebola. Remova o centro da cebola e com uma faca afiada corte a cebola, da parte de cima para a parte de baixo, sem chegar até o fim (pare com 3/4 da cebola cortada). Repita este procedimento até que a cebola esteja cortada (mas não separada) em 16 partes iguais.
Misture o ovo e o leite em uma vasilha. Mergulhe a cebola na mistura, abrindo as pétalas com cuidado para não quebrar. Misture a farina, sal, pimentas, alho em pó e as ervas em outra vasilha e passe a cebola no mistura de farinha. É importante que todas as pétalas recebam a mistura com farinha, com cuidado abra as pétalas e polvilhe a mistura. Repita os procedimentos de mergulhar no leite e depois na farinha procurando cobrir todas as pétalas.
Em uma panela aqueça o óleo para que possa cobrir uma cebola. Quando estiver bem quente coloque a cebola para fritar por aproximadamente 10 minutos. A farinha deve ficar com uma tonalidade marrom escuro. Deixe fritar bem para que as pétalas centrais não fiquem cruas. Retire do óleo e deixe secar em papel toalha.
Servir com o molho de sua preferência (sour cream, rose, honey mustard)
NOTES : Esta receita foi criada pelo restaurante Outback nos Estados Unidos e copiada por muitos outros.
Nos Estados Unidos existem cebolas especiais para se fazer este tipo de prato, chegando a ser até 4 vezes maior que nossas cebolas tradicionais. As cebolas brasileiras podem ser usadas facilmente, porém devem ser as maiores encontradas.
Para facilitar a abertura das pétalas da cebola pode-se (após cortadas) deixá-las na geladeira, em água com gelo, por uma hora. Uma opção mais rápida é deixá-las em água fervendo por um minuto e depois mergulhá-las em água com gelo. Nos dois métodos as pétalas se separarão mais facilmente.