Para comemorar os meus 500 tópicos, aquí vai uma receita deliciosa, que é ideal para presentar dentro das caixinhas decoradas. Estes dôces é costume fazer no Natal e Ano Nôvo.
1 copo (água) de azeite
1 copo (água) de vinho branco sêco
1 laranja ( o suco e a casca)
1/2 copo de licor de anís
5 gramos de anís dôce (grao)
5 gramos de gergelim
1 quilo de farinha de trigo
300 gramas de mel
óleo para fritar
Numa frigideira grande, esquentar muito o azeite, juntar a casca da laranja e quando começar a dourar retirar. No mesmo azeite juntar o anís de grao e o gergelim e retirar rápido porque quema com muita facilidade, deixar só uns minutos, tempo suficiente para pegar o sabor. Retirar. apagar o fôgo e deixar amornar o azeite.
Acrescentar o vinho, o licor, o suco da laranja e pouco a pouco ir juntando a farinha, sempre mexendo com uma colher de pau. Quando nao der mais para mexer com a colher de pau, deitar a massa na mesa e amassar com as maos. Ir juntando mais farinha até dar o ponto de poder estender com o rôlo de macarrao.
Deixar a massa descansar 1/2 hora, tampada com um pano branco e úmido.
Pegar um pedaço da massa e abrir com o rôlo, bem fininha. Cortar em cuadrados e juntar as pontas em diagonal. Ir deixando na mesa e entretanto esquentar bastante óleo na frigideira grande. Fritar os borrachuelos até ficarem bem dourados. Retirar e deixar escorrer o óleo.
Numa panela colocar o mel e um pouco de água para ficar mais líqüida. Deixar ferver em fôgo muito lentamente. Sem tirar do fôgo, ir passando de um em um os borrachuelos e ir colocando num prato grande. Para guardar: colocar todos os borrachuelos num recipiente de plástico com tampa.
Obs: O tamanho dos borrachuelos é opcional. Em casa faz-se pequenos, mas se quiser pode-se fazer mais grande.