Para 4 pessoas: 3 a 4 postas de bacalhau 4 batatas médias 2 cebolas médias 3 dentes de alho 1 folha de louro 1 cenoura azeite q.b. 1 pacote de natas sal, pimenta e noz moscada molho inglês q.b. +/- 6 dl de molho bechamel queijo ralado q.b.
Dá-se uma fervura ao bacalhau. De seguida limpa-se o bacalhau de peles e espinhas, lasca-se e reserva-se. Entretanto cortam-se as batatas aos cubinhos, fritam-se um pouco e reservam-se.Num tacho, faz-se um refogado com as cebolas às rodelas, os alhos picados, a cenoura ralada, a folha de louro e o azeite. Quando a cebola começar a ficar lourinha junta-se o bacalhau e deixa-se refogar mais um pouco. Acrescenta-se então as natas e tempera-se com sal, noz moscada, pimenta e umas gotinhas de molho inglês e deixa-se engrossar um bocadinho (sem deixar ferver muito). De seguida faz-se o molho béchamel com 1/2 l de leite, 3 colheres de sopa de margarina e 2 colheres de sopa de farinha, e tempera-se com sal, noz moscada, pimenta e umas gotinhas de sumo de limão. Num pirex tapa-se o fundo com as batatas aos cubos, seguido do preparado do bacalhau. Rega-se tudo com o molho béchamel e porvilha-se com queijo ralado a gosto. Vai ao forno a gratinar +/- 20 minutos.
Sugestões: Pode-se enriquecer esta receita, acrescentando camarão. Assim descasca-se o camarão e, se o camarão for grande, pode-se cortar aos bocadinhos. Antes de acrescentar o bacalhau ao refogado, junte o camarão e deixe cozinhar um pouco. Também fica muito bom (e menos enjoativo) se escaldar espinafres e, depois de bem escorridos, se acrescentar na mesma altura em que se acrescentam as natas. Eu costumo utilizar os espinafres congelados, que são muito mais práticos neste tipo de situações.
já copiei esta recita para poder experimentar. por cá o bacalhau é caro, então só o compramos para ocasiões especias. a receita q tenho é diferente desta por isso assim q houver uma ocasião especial experimentarei. bjs