Durante muitos anos, fiz o tradicional Peru, para o dia de Natal, mas entretanto, perdi a receita do recheio, que era óptimo...como o peru, não era dos pratos favoritos do meu marido e filho, este ano fiz este prato, com um recheio, criado por mim, pq as receitas que consultei, não me agradaram totalmente... espero que também seja do vosso agrado, porque cá em casa, foi aprovadissimo...
Ingredientes
1 Galo Capão com cerca de 4 Kg, devidamente limpo, sem pescoço (ao retirar o papo, deixe a pele suficiente para poder coser o pescoço e não deixe sair recheio) dê um golpe na barriga e retire as tripas, com o máximo cuidado para não romper a pele.Retire as gorduras e aproveite os miudos do galo)Retire ainda a ponta das asas e as patas.
2 laranjas às rodelas 2 limões às rodelas sal - q.b.
Num alguidar com água, coloque o galo,a laranja, limão e sal suficiente, de maneira a ficar totalmente coberto com a água, para temperar por igual. para que o galo não fique a boiar na água, coloquei uma tábua de cozinha em cima, com um peso. deverá ficar nesta marinada de um dia para o outro. Entretanto, pode preparar o Recheio
azeite - q.b. 1 cebola media grande picada 4 dentes de alho picados 200gr de carne de vitela picada 200 gr de carne de porco picada 100 gr de bacon picado 50 gr de chouriço picado 200 gr de figados de aves 2 dl de leite 2 ou 3 pãezinhos sem côdea com 2 ou 3 dias 1 ovo Temperar com sal, salsa, pimenta preta moida na altura, noz moscada-q.b. Utilizei ainda tempero para aves - q.b. Azeitonas pretas s/ caroço -q.b. 1 garrafa de espumante bruto margarina liquida -q.b colorau - q.b.
Leve ao lume o azeite, a cebola e o alho, e deixe refogar até alourar a cebola. Junte as carnes picadas, os fígados e os míudos, cortados em pedacinhos pequenos.Deixe cozinhar em lume mínimo. Entretanto, coloque o pão em pedaços de molho no leite e esmague com a mão, junte o ovo batido e acrescente às carnes. Coloque os temperos, deixe cozinhar mais um pouco e retire do lume. No dia seguinte, junte azeitonas pretas s/ caroço picadas, ao recheio.
Retire o galo da marinada, deixe escorrer bem e comece por cozer a zona do pescoço com linha branca. Comece a rechear empurrando bem o recheio para o pescoço vá apertando muito bem. comece a cozer a barriga até colocar todo o recheio. Coloque o galo num tabuleiro de barro, regue com meia garrafa de espumante e pincele todo o galo com margarina e colorau,bem misturados. Vai ao forno pré-aquecido durante 2 horas, á temperatura de 160º. de 30 em 30 m retira-se, vira-se e rega-se com o restante espumante (controle a quantidade pelas vezes que o tem que virar).
Sirva com batatinhas assadas e decore com laranja às rodelas, azeitonas e fios de ovos
__________________
Amigos, são como flores... cada um tem o seu encanto! Por isso, cultive-os
Docemelga: apesar de ter crescido num sítio com muitos bichos, o galo era o "rei" do terreiro.. hehe.. então, não me lembro dele ter ido pra panela algum dia.. aí fica a minha curiosidade: há diferença de sabor na carne?
Eu ainda lembro a diferença de sabor dos frangos de quintal e das galinhas velhas, mas atualmente só compramos aqueles frangos "fajutos" do mercado, com litros de água injetada na carne, o que lhe tira maior parte do sabor. Então tenho curiosidade em saber a diferença de textura e sabor da carne de um galo capão.. hehe.
Tb não gosto de peru e muito menos daqueles frangos geneticamente modificados, com peitos e coxas enormes, comercializados com diferentes nomes, cuja criação em granja é da maior crueldade.
A apresentação do seu prato está belíssima e apetitosa. Adoro fios de ovos! Mas confesso: tenho uma preguiça de faze-los.. hehehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite, sem dúvida alguma, que o galo Capão, tem um sabor mais agradável e saboroso que os galos e galinhas que se encontam no mercado neste momento...eu só prefiro o tamanho mais pequeno...( entre 4 a 4,5 Kg)
Ao pesquisar para tentar enconcontrar um recheio que me agradasse, encontrei uma descrição interessante, relativamente aos galos capôes...que espero a esclareça! ( Já não sei qual o site, donde retirei!...
..."O galo capão é um galo castrado entre os três e os quatro meses. Essa operação, realizada tradicionalmente por criadores experientes, provoca um crescimento até três vezes superior ao dos galos "normais". Além de maior peso, que poderá ultrapassar os sete quilogramas, os animais têm uma carne mais clara, mais tenra e de sabor diferente, dizem os criadores.
Segundo os especialistas, os capões deverão ser vendidos com cerca de oito meses.A castração dos galos remonta ao tempo dos romanos. Uma das razões apontadas para este acto foi a publicação em 162 a.c. de uma lei que proibia o consumo de carne de galinha, com o intuito de economizar cereais em grão.
Contudo, os criadores de aves, com muita imaginação, descobriram que, castrando os frangos, eles rapidamente duplicavam de peso, diminuindo, assim, o consumo de cereais.
Outra das razões sugeridas, um misto de lenda e história, leva-nos ao cônsul romano Caio Cânio, que, tendo insónias por causa do cantar madrugador dos galos, fez aprovar no Senado romano uma lei que proibia a criação de aves.
Os apreciadores da carne branca conseguiram, sem infringir a lei, manter a existência dos bichos, capando-os, o que os tornava mais calmos. Além disso, deixavam de perturbar o sono dos residentes com o seu cantar madrugador. A castração, por outro lado, se dava ao animal um ar "envergonhado", também o tornava mais "opulento", com a carne tenra e muito saborosa."...
Tite, quanto à apresentação, obrigada pelo elogio, mas acredite, os fios de ovos e a a laranja dá um sabor muito agradável à carne, que foi sendo cortada á mesa, com uma das facas da minha amiga Mileni..., óptima para o efeito!...
__________________
Amigos, são como flores... cada um tem o seu encanto! Por isso, cultive-os
Docemelga: obrigada pela descrição.. acho que mamãe botava os frangos na panela antes de serem capados e devia sobrar apenas um ou outro vivo pra tomar cumprir a função dele e substituir o galo velho.. hehe... as "frangas" se salvavam por causa dos ovos... eu apenas me divertia com as ninhadas de pintinhos enquanto mamãe galinha não me bicava.. hehe.. Antigamente esses detalhes não se explicavam para as crianças e tampouco eu tinha interesse em entender a diferença.
Tb nunca procurei nos mercados daqui se existem galos gapões à venda, mas agora fiquei curiosa. Só sei que existem galinhas velhas, daquelas que devem ser cozidas durante horas e não gosto muito não.
Quanto aos fios de ovos e laranja, sim, combinam bem com ave. Só disse que tenho preguiça de fazer fios de ovos caseiros, mas não gosto de compra-los prontos em conserva, pois não são tão saborosos e o povo tem mania de colocar paus de canela em excesso, coisa que não me agrada muito.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.