Em 2009 já postei uma receita caseira aqui mas vou repeti-la:
1 fava de baunilha 200ml de álcool de cereais ou uma bebida destilada sem sabor muito acentuado como vodka, mas pode ser rum e até cachaça das boas
Corte a fava de baunilha ao meio e coloque num vidro bem limpo e que tenha tampa para vedar bem. Despeje o álcool ou a bebida, misture e tampe bem vedado. Deixe guardado por cerca de 2 meses mas não esqueça de dar umas sacudidas no vidro de vez em quando, para agitar a mistura. Se quiser, pode adicionar mais favas, uma é o mínimo. Sempre que for usando, reponha a quantidade de bebida.
Outra opção é colocar as favas num pote com açúcar, do tipo que vc mais usa. Assim, quando for preparar uma receita, use o açúcar já aromatizado.
As favas podem ser sem as sementes (reaproveite favas das quais foram usadas as sementes em outras receitas).
Os aromas vendidos em vidrinhos não são baunilha legítima. São aromas artificiais derivados de compostos sintéticos e muito diluídos. Não são próprios para suportar altas temperaturas e dão melhor resultado quando podem ser adicionados às misturas frias. Por conter álcool, a mistura caseira tb é volátil, por isso, quanto mais concentrada for, produzirá melhor resultado.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Grazi: o açúcar sempre tenho em estoque graças à uma querida amiga secreta que me mandou um montão de favas. Uso em bolos, biscoitos, cremes, etc. e faço a reposição sempre que retiro.
A essência fiz uma vez só com rum escuro, "comi" tudo mas não fiz reposição pq graças à outra amiga querida, tenho sempre estoque de pasta natural de baunilha.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Nem vem! a senhora já degustou sal do himalaia y otras cositas.. mas eu contei pra amiga que está nos lendo que até mandei pra vc um bocadinho de tempero árabe que veio lá do outro lado do mundo.. hehehehe... chiques são as amigas que eu tenho a sorte de ter!
A pasta de baunilha é mais difícil de achar, essa é chiquetosa mesmo, mas fava vc acha facinho no mercado e eu garanto que vale a pena experimentar. Claro que pra quem faz doces para vender, fica complicado usar sempre a fava (as sementes, claro), mas o açúcar e a essência caseira dá sim.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
No Angeloni daqui nunca vi (mas ainda não fui conhecer a nova filial deles), mas devem estar cobrando uma fortuna. No mercado ou na Casa do Confeiteiro deve ter preço melhor.
Dias atrás, vi sal do himalaia num site qualquer e tomei susto com o preço.. aff! é muito dinheiro por umas pedrinhas de sal cor-de-rosa. Ainda que eu ache bacana conhecer qualquer tipo de ingrediente de todos os cantos do mundo, há os que valem a pena e outros ficam só pela satisfação da curiosidade mesmo.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Ontem fiz esta receita, agora aguardo o resultado. Mas como eu uso outras essências fiquei na dúvida: Tite se experimentar fazer com outros produtos como o café, canela, limão, anis... o processo poderá ser o mesmo não é?
Cátia: nem sempre.. de alguns produtos só se extrai a essência com métodos e equipamentos industriais e o uso de agentes químicos. Eu não sei lhe dizer o que mais vai dar certo com álcool ou outro modo caseiro. Na indústria de ingredientes onde trabalhei, os extratos puros eram importados e depois diluídos para comercialização industrial. Só que custam uma verdadeira fortuna, então há pouco mercado e a maior parte das indústrias de alimentos utiliza os artificiais, tanto para doces quanto para salgados.
Claro que dá para aromatizar azeites, por exemplo, mas aí é o azeite aromatizado e não a extração da essência.
Quem está acostumado a usar só aromas artificiais vai estranhar o sabor suave da baunilha natural e talvez nem goste pela falta de hábito. Por isso, é difícil opinar em relação às quantidades usadas. Usa demais os artificiais pq produz muito? ou pq usa aroma em excesso? só experimentando pra saber.
Para vcs que moram na Europa, talvez seja mais barato e mais prático usar essa pasta de baunilha que é a polpa da fava com sementes + açúcar:
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
A composição é diferente da pasta que postei acima, que só tem baunilha natural 47% e açúcar, mas não sei o preço. Cada colher de café (padrão europeu) equivale a uma fava e o potinho tem 65g.
Sou nova aqui, mas já conhecia essa receita e já fiz. Porém sou muito exagerada xD eu fiz com 5 favas pra 350 ml de vodka, ficou ótima! já estou fazendo mais. Quanto mais favas mehor, pois o alcool da vodka acaba predominando um pouco na receita. Eu fervi um pouco (depois de 2 meses de molho dentro do armario) e evaporei o alcool quase todo, gente, ficou uma coisa de louco! não troco essa receita por nada nesse mundo!