Massa: 500g de farinha de trigo 3 gemas 1 colher de sopa de manteiga 2 colheres de vinho do Porto ou conhaque água morna
Amasse a farinha com as gemas, a manteiga e o vinho do Porto e água morna até o ponto de abrir. Abra e recorte rodelas, apertando as pontas e dando o formato que quiser. Em cada rodela modelada coloque uma colher do doce de coco. Coloque em assadeira untada e enfarinhada e leve para assar.
Recheio de doce de coco: 500g de açúcar em ponto de calda grossa 1 coco ralado 12 gemas
Prepare uma calda grossa com o açúcar. Adicione as gemas e o coco. Leve novamente ao fogo para dar ponto.
Obs.: como o livro é antigo, a receita foi mantida, mas entenda-se que para fazer a calda, adiciona-se água o suficiente para dissolver o açúcar, mistura bem e leva ao fogo até o ponto de calda grossa. Para misturar o coco e as gemas, deve-se esperar a calda esfriar um pouco, senão as gemas vão virar um "angu".
Esse tipo de queijadinha ainda é muito comum aqui no sul. Essa casquinha é diferente das massas tipo podre, vai ficar semelhante àquelas receitas feitas com massa de pastel. Aqui tem uma receita postada pela Kika, sem foto, mas tenho quase certeza que alguém fez essa receita (ou parecida) com foto, só não acho o nome: http://www.activeboard.com/forum.spark?aBID=29790&topicID=16934853&p=3
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Vanessa: acho que já fiz essa que vc indicou mas não tirei fotos. Sou mais fã das sem leite condensado. Essa da Dona Benta tem muito aqui no sul pra vender em saquinhos, principalmente lá pras bandas da Santa Paulina.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Não consigo achar uma foto parecida.. mas vou tentar explicar como é moldada essa massa aqui no sul: após cortar em rodelas, a borda da massa é apertada entre os dedos formando "preguinhas" com as pontas para fora para ficar uma cavidade onde se coloca a recheio. Fica mais ou menos como uma forminha frisada, daquelas para docinhos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.