- 250 g de manteiga em temperatura ambiente - 250 g de açúcar - 6 gemas - 250 g de farinha de arroz peneirada - 1 colher (sobremesa, rasa) de fermento em pó - 150 g de coco fresco ralado - 6 claras batidas em ponto de neve
Para a calda quente de coco: - ½ xícara (chá) de açúcar - 200 ml de leite de coco - 200 ml de creme de leite fresco - 1 unidade de anis estrelado
Para fazer a farinha de arroz: - 3 xícaras (chá) de arroz cru tipo agulhinha
Modo de preparo
Numa batedeira, bata 250 g de manteiga em temperatura ambiente, 250 g de açúcar e 6 gemas até obter um creme leve. Junte 250 g de farinha de arroz peneirada e bata. Desligue a batedeira e misture delicadamente 1 colher (sobremesa, rasa) de fermento em pó, 150 g de coco fresco ralado e 6 claras batidas em ponto de neve. Coloque a massa num vaso de barro com 18 cm de altura x 20,5 cm de boca (ou forma) forrado com papel-manteiga, untado e enfarinhado com a própria farinha de arroz. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35 min. Sirva com calda quente de coco.
Para a calda quente de coco: Numa panela em fogo médio, coloque ½ xícara (chá) de açúcar, 200 ml de leite de coco, 200 ml de creme de leite fresco e 1 unidade de anis estrelado, mexendo sempre até a calda reduzir (por cerca de 15 min).
Para fazer a farinha de arroz: Numa frigideira em fogo médio, coloque 3 xícaras (chá) de arroz cru tipo agulhinha. Mexa até que o arroz doure (torre). Num liquidificador, coloque o arroz já torrado e bata até triturar. Em seguida, peneire cuidadosamente para que a farinha fique bem fininha.
__________________
Junte-se a mim e faça parte da campanha "Eu sigo as regras do fórum!"
Vanessa - desculpe a minha pergunta, mas essa receita é 100% isenta de gluten? Eu explico: tenho uma colega de curso que é alérgica ao gluten de forma aguda, ou seja ela não tolera sequer um pouco de pó de farinha que possa entrar na boca, como por exemplo o pó da farinha do pão que sacudimos das mãos... ela imediatamente tem que ser hospitalizada. Ora, por vezes lá no curso, fazemos pequenos convivios com refeição e ela está presente, mas sempre fica sem comer. Isso incomoda a todos. Gostaria de poder levar algo que ela pudesse comer sem medos. Você conhece mais alguma receita para refeição sem gluten? Já vi aqui uma pizza da Milleni, mas tenho receio, confesso. Vi outras com farinha de amido, com requeijão (sei que é isento, mas cá em Portugal os produtos lácteos cada vez mais são fabricados em conjunto com outros produtos compostos por farinhas, etc.) e como ela não tolera nem o pó de farinha no ar...
Catia: arroz, derivados de milho e de mandioca (polvilho, fécula, tapioca) e ainda a fécula de batata são totalmente isentos de gluten. Porém, é sempre necessário verificar na embalagem a informação do fabricante, pois se os equipamentos ou silos são usados tb para outros produtos que contém gluten, pode haver contaminação. É o caso da aveia que geralmente contém gluten por ser processada/armazenada junto com outros cereais com gluten. No Brasil é obrigatório constar no rótulo se o produto contém gluten ou não. Às vezes, produtos que sequer se imagina podem conter traços de gluten (até mesmo o fermento em pó), por isso a leitura de rótulos é fundamental.
Além dessa receita, tem outra receita de bolo de arroz testada aqui no forum: http://receitasedelicias.activeboard.com/t34120190/bolo-de-arroz/ Eu já fiz muito uma receita semelhante a essa , porém, sem coco. Tb costumo deixar o arroz de molho em água, de um dia para outro, para amolecer mais os grãos e não sobrar muitos grumos. Depois escorro e bato no liquidificador com os demais ingredientes.
Outras sugestões adequadas para celíacos: pão de queijo e todos os biscoitos doces e salgados feitos com polvilho (fécula de mandioca), bolos com farinha de milho (fubá) e mandioca/aipim (os pudins são deliciosos!), etc. Tem tb receitas de massa para rocambole e pizzas com sobras de arroz cozido. Aquela receitinha básica de pão-de-ló na proporção de 1 ovo + 1 colher de açúcar + 1 colher de amido de milho ou fécula de batata é ótima para preparar todo tipo de bolo e rocambole (os enrolados que em Portugal são chamados de torta). Aqui no forum tem muita diversidade de receitas adequadas, embora não tenham a indicação GLUTEN FREE/SEM GLUTEN.
Mas muito cuidado com os utensílios usados: lavar muito bem as formas e qualquer outro utensílio/equipamento que tenha tido contato com gluten e não esquecer de usar farinha de arroz ou fubá para polvilhar a forma pois, como vc mencionou a severidade da doença de sua amiga, toda atenção é necessária. Espero ter sido útil. Beijos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Foi sim Tite muito Obrigada. Vou estudar bem todas as possibilidades para que não haja um erro sequer que prejudique a saúde dela. Aqui também é obrigatória a informação da composição com gluten ou não, mas acontece, que existe muito a contaminação nas próprias fábricas, por exemplo: as fábricas da farinha de milho também produzem farinha de trigo, e usam as mesmas máquinas para o efeito, então a informação que colocam no rótulo é falsa. Na maioria das pessoas doentes, essa pequena percentagem de gluten misturado na farinha de milho não é prejudicial, mas em casos agudos como o dela é o suficiente para ir de imediato para o hospital, como já lhe aconteceu. Como irei fazer em casa, terei todo o cuidado em purificar tudo, inclusivé o próprio forno, porque faço lá os meus bolinhos e pães, e também já tenho algumas ideias de como dar algum sabor melhorado sem que prejudique a saúde dela. Irei testar a melhor receita e terei o cuidado de publicar aqui toda a evolução tida em conta. Obrigada amiga, como sempre, foi uma grande ajuda. Beijo
Cátia: nesses casos meio duvidosos prefiro usar produtos de grandes marcas, pois essas indústrias tem muito mais a perder por conta de informações erradas, tanto com processos judiciais, quanto pela propaganda negativa da marca resultante desses processos. Eu mesma já constatei que algumas marcas famosas de fubá no Brasil utilizam a informação no rótulo que "pode conter traços de gluten".
A leitura da embalagem é fundamental e quem comercializa alimentos não pode esquecer desse detalhe. Muitos acham bobagem esse cuidado com gluten, lactose, ovos ou açúcar. Cogumelos, frutos do mar e oleaginosas (especialmente amendoim) tb são ingredientes que merecem atenção redobrada. Infelizmente, nem todas as pessoas tem a mesma preocupação que vc está demonstrando. Tenho certeza que vc fará um delicioso e saudável bolo para sua amiga! Bjs
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Catia tem pessoas q tem alergia ao gluten, e tem pessoas q tem ao trigo mesmo, pois tem algumas farinhas de trigo q nw sei como nw tem gluten, uns 7 anos atraz pesquisei muito sobre isso por causa da milha filha, muitas pessoas me perguntavam se ela era celiaca, nw lembro se é assim q escreve, mas tem diferença pq os celiacos tem alergia ao glutem mesmo, minha filha é ao trigo.
de qualquer forma essa receita parece otima, tanto para quem tem alergia ao glutem ou ao trigo, estou querendo testar para minha filha
boa sorte bjs.
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com