Um detalhe que me chamou a atenção nessa cartilha foi a informação sobre temperatura segura contra a multiplicação de micróbios: a princípio, a informação sobre a chamada "zona de perigo" indica temperaturas entre 5 a 60 graus C. Porém, ao falar em cocção de carnes, a informação é de que os micróbios só são destruídos em temperaturas superiores a 70 graus C. No meu entender, a zona de perigo então continua até os 70 graus C e não só até os 60 graus C conforme a informação anterior.
Quem quiser gastar um tempinho a mais para conhecer toda a legislação para alimentos, aqui no site da Anvisa tem as leis gerais e a lista de leis para alimentos específicos: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/bpf.htm
Mas, por favor, leiam pelo menos a cartilha. É importante não apenas para quem comercializa, mas para qualquer pessoa que manipula alimentos em casa mesmo.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Em época de tanta reclamação por contaminação dos chocolates de grandes marcas é sempre bom lembrar das Boas Práticas na Fabricação de Alimentos (BPF). Importante tb é saber que a responsabilidade do fabricante (ainda que informal) não cessa ao entregar o produto para um ponto de venda, ambos são responsáveis pelo modo de armazenamento. Ainda que o produto seja fabricado seguindo todas as normas de higiene e segurança alimentar, o local aonde é guardado, exposto e até mesmo o transporte pode gerar contaminação. Portanto, toda atenção é necessária, inclusive com acompanhamento pós-venda.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Oi Tite. Cá também é cada vez mais importante seguir todas a regras de armazenamento e seguir a boas praticas de higiene e de produção. A diferença é que cá a zona de perigo varia entre os 5º e os 65º (talvez pelo clima ser diferente do vosso).
Vejam aqui um resumo do que aprendi na aula de Higiene e segurança Alimentar - obrigatória no meu curso.
Catia: no Brasil temos leis demais e pouca fiscalização. Temos leis no âmbito federal, estadual e municipal para o mesmo assunto e não é raro existir contradição entre uma e outra, ou até na mesma lei, conforme o caso que citei acima. Geralmente considera-se os 65 graus como temperatura segura, porém, a cartilha fala em 70 graus no caso de carnes, gerando a dúvida.
Muito bom o material que vc indicou, de fácil compreensão. Porém, ali cita a salmonela na casca de ovos, mas atualmente considera-se que a salmonela possa estar tb no interior do ovo, então só lavar a casca antes de quebrar o ovo não resolve o problema. Por isso que existe a proibição ou pelos menos a recomendação para não consumir ovos crus.
Outro assunto controverso é a toxoplasmose. Os pobres gatos levam sempre a culpa, só que geralmente a contaminação em humanos acontece por verduras/legumes mal lavados, carnes cruas e leite mal pasteurizado e não por ter um lindo peludo em casa.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Cá também cada vez temos mais leis e regras que nos fazem até de desistir de abrir um negócio nosso kkkk e no entanto também temos restaurantes que servem, por exemplo o ovo estrelado onde podemos molhar o pão na gema líquida - que é quase cru. Nos apontamentos pode ler apenas tópicos, que no caso da salmonela, pode gerar essa ideia. Mas no fundo, o problema dela também é igual à toxoplasmose, agrava o fato de passar para o interior do ovo, se este não tiver sido tratado convenientemente, neste caso, limpo e bem refrigerado. Até porque a casca é porosa, logo há o risco dessa contaminação no seu interior. A prevenção, passa de fato pela confeção. Nós como alunos e futuros pasteleiros, usamos os ovos sempre cozinhados e quando é apenas cozido, como no célebre folar português, o ovo deve cozer durante 20 minutos em água fervente- regra da escola para respeitar a segurança alimentar dos alunos, professores e clientes do restaurante. No fundo, a carga de responsabilidade é de quem manuseia o produto, a higiene e a prevenção passa principalmente pelas mãos dos produtores, fornecedores, transportadores, arnazenistas, confeiteiros etc tadinha da minha gatinha rsrsrs nem imagina que falam mal dela assim kkkk
-- Edited by bolinhos caseirinhos on Thursday 4th of April 2013 07:55:51 PM