No Brasil chegam vários tipos de peixes, que após serem abertos, salgados e secos recebem erroneamente o nome de bacalhau.
O Legítimo Bacalhau, aquele que solta as lascas, de cor levemente dourada e que fica macio quando preparado, tem o nome cientifico Gadus Morhua.
O peixe com características mais próximas ao legitimo e pescado no oceano pacifico, seu nome cientifico é Gadus Macrocephallus. Sua carne é mais branca, um pouco mais rígida. Seu preço é um pouco inferior ao do legitimo.
Para pratos que são servidos com as postas inteiras, como grelhados ou assados, o legitimo fica sempre melhor. Se a receita pede o peixe desfiado, o Macrocephallus pode ser usado com sucesso.
A Dessalga
O modo de conservar o Bacalhau seco e salgado vem sendo usado por mais de 500 anos, vem da época das grandes navegações, longas e imprevisíveis viagens, em que se fazia necessária.a preservação desse alImento.
Graças a esse método aprovado ao longo de muitas gerações, só a água é retirada, conservando assim todas as qualidades do peixe fresco proteinas, ferro, cálcio e vitaminas (em especial a vitamina B).
Colocar o bacalhau de molho além de tirar o sal devolve a maciez da carne. As dicas abaixo podem ajudar:
1. 0 bacalhau deve sempre ser conservado na geladeira, mesmo quando salgado.
2. Para melhor dessalgar o bacalhau, conservando suas características nutricionais e as postas firmes, coloque de molho na geladeira, em travessas grandes com bastante água. E aconselhável acrescentar algumas rodelas de limão, sem espremer, que deixa o bacalhau mais branquinho e diminui o aroma da dessalga.
3.De preferência não ferva o bacalhau, além de cancelar algumas propriedades nutricionais, a fervura compromete a maciez, deixando o bacalhau duro e fibroso.
4.Quanto mais grosso o bacalhau, mais tempo ele deve ficar de molho