Você sabia que existem cerca de 100 tipos de banana cultivadas no mundo todo? Pois é. O que você não sabia é que a banana verde ainda é pouco explorada, apesar de seu potencial. Seus derivados possuem 0% de colesterol, são ricos em cálcio, potássio, fibras e vitaminas.
Mas a banana verde está começando a ser mais explorada. A Max Brasil, empresa do setor alimentício, está lançando uma linha de três produtos derivados dessa fruta: bananas chips salgadas, banana passa e mariolas (balas e palitos de banana).
Esses tipos de banana são produtos naturais e nutritivos, ricos em cálcio e potássio, fundamentais para o desenvolvimento e bom funcionamento dos ossos, músculos e dentes. Além disso, esta fruta contém fibras, ideais para o sistema digestivo.
Porém, os tipos de banana mais conhecidos no Brasil são:
· banana-nanica (conhecida também como banana-d’água, banana-da-china, banana-anã ou banana-chorona) - tem casca fina e amarelo-esverdeada (mesmo na fruta madura) e polpa doce, macia e de aroma agradável. Cada cacho tem por volta de duzentas bananas.
· banana-prata (ou banana-anã-grande) - tem fruto reto, de até 15 cm de comprimento, casca amarelo-esverdeada, de cinco facetas, polpa menos doce que a da banana-nanica, mais consistente e indicada para fritar.
· banana-da-terra (banana-chifre-de-boi, banana-comprida ou pacovan) - são as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter comprimento de 30 cm. É achatada num dos lados, tem casca amarelo-escura, com grandes manchas pretas quando maduras, e polpa bem consistente, de cor rosada e textura macia e compacta, sendo mais rica em amido do que açúcar, o que a torna ideal para cozinhar, assar ou fritar.
· banana-maçã (ou banana-branca) - de tamanho variado, pode atingir, no máximo, 15 cm e pesar 160 g. É ligeiramente curva, tem casca fina, amarelo-clara, e polpa branca, bem aromática, de sabor muito apreciado. Recomendada como alimento para bebês, fica muito gostosa amassada e misturada com aveia, biscoito ralado ou farinhas enriquecidas.
· banana-de-são-tomé (banana-curta ou banana-do-paraíso) - existem dois tipos, que se diferenciam apenas na cor da casca - roxa ou amarela. São pouco apreciadas, devido à polpa amarela e ao cheiro muito forte. Recomenda-se consumí-las cozidas, fritas ou assadas.
· banana-ouro (inajá, banana-dedo-de-moça, banana-mosquito ou banana-imperador) - é a menor de todas as bananas, medindo no máximo 10 cm. Tem forma cilíndrica, casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, de sabor e cheiro agradáveis. É muito usada para fazer croquetes.
· banana-sapo - fruto curto, grosso e anguloso, com casca espessa e dura, e polpa pouco delicada, mais usada como alimento de animais domésticos.
A banana verde pode ser utilizada em diversos tipos de alimentos, rendendo receitas altamente saudáveis e nutritivas para o consumo de pessoas de todas as idades.
Gostei muito deste artigo Mileni. Sou moçambicana e a goste muito de comer banana verde.
Vou postar uma receita que ás vezes faço.
REFOGADO DE BANANA VERDE
10 bananas verdes; 2 tomates maduros; 1 cebola; sal e água q.b
Descasque as bananas, corte-as ao meio e coloque numa panela. Acrescente o tomate e a cebola cortados em rodelas finas, o sal e a água e deixe cozinhar, adicionando água sempre que preciso até que a banana fique completamente cozida, mas com molho. Retire do lume e sirva.