A acerola é um fruto com polpa macia e rico em suco, é fonte de vitaminas C e A, além de constituir-se, em boa fonte de ferro e cálcio. Pode ser utilizado como suco, sorvete, geléia, compota, licor e conserva.
Indicações: É indicada na dieta de bebês, crianças, adolescente, gestantes, mães que amamentam, idoso ou portadores de processo infecciosos como gripe, resfriado e também em estado de inflamação e sangramento das gengivas e articulações.
ARROZ
Informações Úteis: O arroz é um cereal utilizado desde as mais remotas épocas, sendo considerado de fácil cultivo e de baixo preço. O arroz é um alimento energético, que quando associado ao feijão, forma um composto de bom valor nutritivo, fazendo desse "prato" um hábito nacional, um alimento quase completo.
CAFÉ
Em qualquer ocasião, seja o tempo que for, uma refeição quase sempre, só termina com o café. Se essa regra é bastante difundida e quase não tem exceções, o modo de fazer café tem muitas variações.
O tradicional "cafezinho" de bule e coador vai bem em qualquer ocasião, no mais quente dia de verão ou nos dias mais frios de inverno.
Cuidados: não é aconselhável ingerir mais que cinco xícaras de café por dia, porque, segundo pesquisas, o excesso de café aumenta a quantidade de colesterol no sangue. (ref.: Dr.Manfred Krusche, Clínico Geral e Cardiologista do Hospital Adventista de São Paulo).
LEITE
O Leite é considerado o mais rico de todos os alimentos, pois é o que reúne a maior quantidade de nutrientes.
O Leite em Pó contém os seguinte nutrientes: proteínas, gorduras, carboidratos, enxofre, fósforo, cálcio, cobre, manganês, iodo, cloro, sódio, potássio, magnésio, zinco, vitaminas A, C e do Complexo B, sendo, pois, um dos alimentos mais completos que se conhece.
O leite normalmente consumido é o leite de vaca submetido aos processos industriais que visam a uma maior conservação do produto.
O leite em Pó é obtido pela desidratação do leite fresco, de boa qualidade.
Necessidades diárias conforme a idade:
Mães que Amamentam ¾ de Litro
Crianças ½ de Litro
Adolescentes ½ a ¾ de Litro
Adultos 1/3 de Litro
Idosos ½ de Litro
Como Guardar Os pacotes deverão ser guardados em local arejado, devidamente fechados para evitar que absorvam o cheiro de outros alimentos.
OVO
Propriedades
O ovo é um alimento de grande valor nutritivo para todas as idades em função da quantidade de proteínas, minerais e vitaminas.
Utilização O ovo é utilizado como ingrediente principal em muitos pratos, como: - ovo poche - ovo frito - ovo mexido - omelete
É também utilizado como enriquecedor de outras preparações, como: - Suflês - Sopas - Bolos - Massas - Maioneses - Mingaus
Equivalência Ótimo substituto de carnes, peixes e frangos 2 ovos equivalem a: - 1 bife médio - 2 fatias de presunto - 1 gomo de lingüiça - 2 fatias de mortadela
Conservação Em geladeira, com a parte mais fina voltada para baixo.
Dicas
Diferencie o ovo velho do novo: ovos velhos são fáceis de reconhecer; quando colocados na água eles flutuam.
A adição de sal ou gota de vinagre deixam as claras em neve mais firmes.
O ovo gelado não deve ser colocado em água quente porque ocorrerá quebra da casca.
Para melhorar a digestão do ovo não devemos "torrar" gema e a clara. O ovo "mole" é de mais fácil digestão.
ÓLEO
São alimentos energéticos de origem vegetal, líquidos à temperatura ambiente. São de mais fácil digestão que as gorduras. Os óleos vegetais favorecem a diminuição dos teores de colesterol no sangue.
Dicas
Para fritar grande quantidade de batata crua: colocar as batatas cruas em óleo frio, deixando-as por 15 minutos para iniciar a cocção. Escorrer e reservar. Dez minutos antes de servir, retorne as batatas pré-cozidas, em óleo quente, por mais 10 minutos.
O sinal mais fácil de perceber o processo de queima do óleo é o desprendimento de fumaça escurecida, acompanhada de cheiro característico.
Não reutilize óleo queimado pois poderá prejudicar a sua saúde com doenças do estômago.
Uma família com 4 pessoas gasta em média 600 ml de óleo por semana e 3 litros por mês.
Cuidado para não deixar o óleo queimar, pois ele desenvolve substâncias que poderão fazer mal à sua saúde e a saúde de sua família.
Não misture óleo usado com óleo limpo.
PEIXE
O peixe é excelente substituto da carne. Rico em proteínas e sais minerais como o cálcio, fósforo, iodo, cobalto, contém também vitaminas A, D e B que juntos são responsáveis pelo bom desenvolvimento do organismo. Em geral o peixe apresenta pouca gordura e devido a este fato é considerado alimento de fácil digestão.
Os minerais cálcio e fósforo são importantes para o cérebro, evitando assim cansaço mental.
Para descongelar o peixe: Para que o peixe não perca o seu valor nutritivo ele deve ser descongelado da seguinte forma:
Deixe-o na geladeira, mas fora do congelador.
Leve-o diretamente à panela se for prepará-lo cozido ou ensopado.
O peixe e quando descongelado não pode ser novamente congelado.
Depois de descongelado, o peixe deve ser consumido rapidamente evitando riscos de contaminação.
Atenção: O peixe pode se estragar se for descongelado em água corrente.
Dica: O uso de suco de limão no tempero do peixe torna-o mais macio, deixando-o mais saboroso.
QUEIJO
O queijo concentra a parte mais nutritiva do leite, sendo obtido através da industrialização do coalho. É rico em proteína, gordura, sais minerais como cálcio, fósforo, potássio, magnésio e cobre, além de vitaminas A e D, tendo por isto ação sobre a formação de ossos e dentes, coagulação de sangue, contração muscular e função normal do sistema nervoso.
Recomendação: Eespecialmente para crianças, adolescentes e doentes em fase de recuperação. Queijo Branco: indicado para regimes de emagrecimento.
Dicas
Se o queijo parmesão ficou muito duro, deixe-o embrulhado em pano molhado por 24 horas; fica ótimo para ralar.
O queijo não endurece se você passar manteiga ou margarina nas partes cortadas.
Para que os pratos gratinados fiquem com a superfície mais crocante, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.
Para que os queijos frescos não sejam prejudicados pela umidade na geladeira, guarde-os na gaveta própria de legumes, junto com um tablete de açúcar.
Conservação, cuidados na compra e estocagem
Tipo de Queijo
Tempo de Conservação
Cuidados na Compra
Conservação
Fresco (Tipo.Minas) 7 dias Verifique a cor do soro que deve ser esbranquiçado Conserve em água e sal
Prato 3 a 4 meses Não compre produtos em embalagem estufada Conserve em geladeira
Ralado (Tipo.parmesão)
2 a 3 meses
Verifique a data de fabricação, não compre pacotes com mofo ou que estejam estufados Conserve em geladeira