Sei que aqui no Brasil estas castanhas são raras, caras e só aparecem na época de Natal, mas tenho ótimas memórias de infância com elas (lembro da castanheira que tinha nos fundos da casa de qual caí várias vezes para poder catar as castanhas) e as amigas da Europa talvez apreciem mais. Sempre compro em quantidade (razoável, é cara) quando aparece e congelo. Aí vai a receita:
500 gr de castanhas portuguesas 06 dentes de alho picados 200 gr de bacon picado sal pimenta do reino preta (moída na hora)
Cozinhar as castanhas em água (cerca de três litros) até ficarem macias. Esfriar e descascar. Em uma frigideira pré-aquecida, refogar o bacon até que fique sequinho. Retire o excesso de gordura do bacon, acrescente o alho picado e as castanhas descascadas. Acrescente sal e pimenta (ou outro tempero que desejar) e deixe refogar levemente.
Eu acompanhei com um arroz com cheiro verde e uma salada de tomates.
Ai, ai ,ai... eu amo essa castanha! Também tenho lembranças da fazenda em Jaguariaíva, já viram esse nome pq. ninguém conhece, que tinha castanheiras de mais de 80 anos.Eram maravilhosas, grandes mas sem açúcar.
Essa preparação deve ter ficado divina, com certeza vou adorar.Serve tb. pra rechear um perú no natal acrescentando uma farinha de rosca e cebolas.