Essa sopa é receita muito antiga, tradição das fazendas de Minas Gerais, eu acho.. peguei a receita num velho livro da União, chamado A volta ao mundo em 120 receitas, mas faço há tanto tempo que nem sigo mais a receita original, vai no "olhômetro" mesmo, com minhas adaptações, é claro.. hehe..
Sopa cremosa de milho verde
5 espigas de milho 2 xícaras de água 2 xícaras de caldo de frango 1 colher de manteiga 1 cebola bem picada 1 dente de alho bem picado 1 xícara de leite sal a gosto 2 colheres de creme de leite ou requeijão de copo cebolinha picada
Cortar os grãos de milho bem rente à espiga. Juntar com a água e bater no liquidificador. Passar por peneira. Reservar o bagaço de milho para bolo - aqui tem uma receita ou descartar.
Numa panela, refogar o alho e a cebola na manteiga. Juntar o caldo de milho verde que já foi coado, o caldo de frango e mexer sempre até engrossar. Juntar o leite, sal a gosto e deixar ferver novamente. Juntar o creme de leite ou requeijão, mexer bem e tirar do fogo. Sirva no prato e salpique com a cebolinha picada.
Obs: Não faz parte da receita original, mas sempre junto tb umas colheres de grãos de milho cozido no final.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Agora entendi....primeiro essa sopa, que deve ter ficado uma delícia (vou ter de fazer um dia), depois veio o bolo.....PORQUE EU MORO LONGE DE VC, HEIN?????
Tempos atrás, li uma receita parecida com essa, só que com abobrinha e sem leite. Acho que era da Sonia Novaes, mas esqueci de anotar a receita e o site onde ela divulgou. Hoje acabei fazendo a mesma receita acima com duas modificações: não coloquei o leite e acrescentei abobrinha refogada e pequenos pedaços de frango cozido, pois mamãe gosta muito.
Na minha opinião, essa versão com abobrinha ficou ainda mais saborosa (só que no meu prato, como sempre, acrescentei 1 colher de requeijão e 1 colher de creme de leite). A foto é da sopa simples.
Guardei o bagaço do milho para inventar algo amanhã, desta vez não será bolo.. hehe..
-- Edited by Tite on Sunday 24th of July 2011 11:57:27 PM
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Grazi: eu tb adorei o prato.. hehe.. mas a sopa tb é uma delícia e eu sempre capricho no requeijão ou mesmo só creme de leite na minha porção.
Brincadeirinha sobre o prato, tá? mas era só pra dizer que é novinho mesmo.. é refratário e made in China... hihihihi..
Um detalhe importante que não mencionei na primeira receita: quando escolher o milho, procure o que seja mais maduro, mais amarelo, mas não maduro demais, senão é muito seco. E observe a aparência, se está meio brilhoso, pois quando colhido há muito tempo, além dos grãos parecerem meio enrugados e ressecados, fica com gosto um pouco amargo. Se for muito branco, está verde demais e não tem o amido necessário para dar cremosidade à sopa.
Aqui o milho é vendido sem palha (a casca), envolvido em filme plástico. Já vi na tv que em muitos lugares, além de estar com filme, eles retiram apenas um "buraquinho" na palha para se ver a cor e os grãos, o que é muito melhor, pois conserva o milho por mais tempo.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.