Meninas, minha sogra fez essa cuca de cebola no final de semana. Vocês não tem noção da cremosidade que ficou. Ela traduziu a receita pra mim, claro, porque de alemão eu não consigo traduzir nada, só ela e o filhote é que leem e falam em alemão. Aí vai:
Massa:
2 1/2xícaras de farinha
1 colher de chá de sal
2/3 de xícara de azeite (usou extra virgem de oliva)
1 ovo (ela esqueceu)
1 colher de sopa de água fria.
Junte a farinha, o sal e o azeite. Esfarele. Junte o ovo e a água.
Sove até descolar dos dedos e ficar macia.
Enrole filme e leve a geladeira por 30 minutos ou até 2 dias.
Recheio:
6 cebolas
125 g de manteiga
1/4 de litro de nata azeda (nata com gotas de limão)
1 copinho de yogurte
3 ovos
sal, pimenta ou páprica forte
3 colheres de chá cheias de polvilho azedo.
Fritar as cebolas cortadas em tiras, até ficarem macias; deixar esfriar e juntar a nata, yogurte, os ovos batidos, e o polvilho.
Forrar a forma- fundo e bordas- com a massa e cobrir com o recheio e assar a 250 graus por 25 minutos.
Não tirei a foto dela inteira porque quando cheguei na mesa, já estavm devorando-a
Eu achei maravilhosa e recomendo muuuuittooooo esta receita!
-- Edited by Total Sem Tempo on Thursday 2nd of April 2009 09:57:09 PM
Maluga, são tantas delícias, que já está ficando difícil escolher qual testar primeiro. O melhor é fazer uma de cada...kkkkkkk...... brincadeirinha. Essa cuca de cebola deve ter um sabor maravilhoso. Agradeça a sua sogra por essa receita deliciosa.
Maluga: receita muito interessante, principalmente pelo uso do polvilho azedo no recheio, um autêntico produto artesanal brasileiro numa receita alemã.. hehe.. vou ter que experimentar tb! hehe
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
meninas.....minha sogra agradece por tabela os elogios....ehehehe....eu que fiquei orgulhosa.
Grazi: vou fazer no final de semana, gostei tanto que vou ter de repetir....afinal....que é um quilinho a mais para quem já tem tantos?????eheheheh....boa desculpa pra endócrino....
Mi: acho que o creme de leite vai com o soro, pois a nata é o creme de leite mais líquido....sei lá....testa depois vc diz como ficou
Vanessa: a amostra vai ficar prá depois.....o rapaz da correspondência comeu seu pedaço....ehehehehe
Tite: não se usa polvilho azedo na alemanha???? eu vi a receita escrita em alemão, em um livro com folhas amareladas, meio corroídas mas não entendi coisa nenhuma que estava escrito, então não sei qual era o ingrediente original, posso perguntar prá ela e te dizer depois, só sei que ela adaptou muito bem, tava muito deliciosa.
-- Edited by Maluga on Wednesday 1st of April 2009 08:56:27 PM
Maluga: até onde sei, polvilho azedo só no Brasil.. é considerado como amido modificado por conta do processo de produção (fermentar antes de secar). Custa bem mais caro que o polvilho doce já que a produção ainda é artesanal... é um produto muito mal aproveitado pela indústria pois tem propriedades muito características (sabor, crescer muito, etc.).
O fato de constar numa receita alemã pode ser por influência dos imigrantes mesmo... os parentes que aqui chegaram tb deviam trocar pacotinhos com os que ficaram, do mesmo modo como nós fazemos hoje... hehe.. Enfim, o polvilho azedo é nosso! hehehe
Procure lá no espaço aprendiz um tópico sobre manteiga de garrafa.. é outro assunto interessante tb.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Mi: desculpa a demora para responder....às vezes fico presa trabalhando....eheheheheh
a massa deve ficar homogênea, ou seja, toda grudadinha como uma bolinha....tenta colocar mais óleo ou manteiga. Tem de ficar como massa podre.
Tite: não sei se não era polvilho azedo, mas, segundo minha sogra, na tradução referia a um amido, o que corrobora sua dica. Vc é sempre uma enciclopédia, heim?????
-- Edited by Maluga on Wednesday 1st of April 2009 08:57:39 PM
Viu? vc acabou postando antes mesmo de eu te responder. Não consegui ver as fotos pois estou no computador do trabalho, mas assim que chegar em casa vou ver.
Ficou ótima, não???? Pode deixar, vou dar uma tarefa pra minha sogra....traduzir e testar todas as receitas daquele livro....
Mi: essa foto da torta pronta e cortada tá um escândalo de gostosa.. hehe.. parabéns! vou ter que fazer logo.
Maluga: gostaria muito de saber qual é a expressão original em alemão pois vivo pesquisando essas esquisitices.. hehe.. tb estou com alguns cadernos emprestados que pertenceram a uma "oma" já falecida que os deixou de herança a uma parenta. Com a devida licença de uso da Vanessa, por ora estou "sem tempo", mas assim que começar a digitar, vou postando as receitas aqui. Por mais que eu goste de modernidades, tb adoro essas receitas antigas, são verdadeiras preciosidades... hehe..
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Ai meu Deus! Essa cuca tem a minha cara...só não tenho a nata e comprar o creme fresco está um absurdo aqui em SP. Milleni, vc. usou que tipo de creme de leite? Maluga, essa foi de arrasar, hein?
Tite, se vai um amido então o de milho tb. pode ser usado, o que acha? Justo agora, não tenho o polvilho azedo e hj. a cebola estava 0,48 no mercado..comprei bastante pensando nessa cuca.
Maluga: obrigada por postar, mas esta senhora idosa não enxerga nem com a lupa.. hehe.. vou aguardar que vc escreva a palavrinha conforme combinamos. Bjs
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.