Feijão matuto Culinária por 1 fio Convidado: Petrolino Pereira Filho, João Pessoa (PB)
Ingredientes
- 500 g de feijão verde (de corda) - 300 g de carne seca (coxão mole ou charque) em cubinhos e lavada em água corrente - 3 litros de água - 1 cebola picada - 2 tomates sem sementes, picados - ½ pimentão verde em cubos - ½ xícara (chá) de manteiga de garrafa - 2 colheres (sopa) de coentro picado - Salsinha e cebolinha picados a gosto - Cuscuz de milho (ver receita) - 4 ovos cozidos e picados
Para o cuscuz de milho: - 1 xícara (chá) de milharina (flocos de milho) - Sal a gosto - 1/3 xícara (chá) de água
Modo de preparo
Numa panela com 3 litros de água, cozinhe 500 g feijão de corda junto com 300 g de carne seca (coxão mole ou charque) por 30 min. Tome cuidado para não cozinhar demais para o feijão não desmanchar. Escorra a água.
Obs.: a carne não deve ser dessalgada porque a quantidade nela existente é a porção certa para a receita.
Num recipiente, misture o feijão e a carne cozidos e escorridos, 1 cebola picada, 2 tomates sem sementes picados, ½ pimentão verde em cubos, ½ xícara (chá) de manteiga de garrafa, 2 colheres (sopa) de coentro picado, salsinha e cebolinha picados a gosto, o cuscuz de milho pronto e os 4 ovos cozidos picados. Misture tudo. Coloque numa forma de pudim (22 cm x 8 cm), untado com manteiga de garrafa. Leve em banho-maria em forno pré-aquecido a 200ºC por 15 min. Desenforme e sirva imediatamente.
Para o cuscuz de milho: Numa tigela, coloque 1 xícara (chá) de milharina, sal a gosto e molhe com 1/3 xícara (chá) de água até ficar úmida. Deixe descansar por 10 min. Transfira para uma cuscuzeira com o auxílio de uma colher (sem apertar para a massa ficar soltinha) e cozinhe por cerca de 10 min.
Dica: acrescente 1/2 xícara de nata (ou creme de leite) e cheiro-verde picadinho no caldo do feijão. Fica delicioso!