Fazía já bastante tempo que eu quería fazer esta receita.´Era da minha avó (espanhola) que aprendeu com uma vizinha ( italiana) É dessas coisas que acontecíam no bairro do Brás ( Sao Paulo) lá prôs anos 20/30, todas imigrantes e trocando receitas de seus respectivos países. Formidável!!
POLENTA Á BOLONHESA ( para 4 pessoas)
1/2 kg. de carne moída 4 tomates maduros sem pele nem sementes 2 alhos picados 250 gr. de farinha para polenta 1 ovo 1/2 xícara de leite fervendo 2 colheres de manteiga sal. orégano, azeite e queijo parmesao ralado
Polenta: Misturar a manteiga no leite e pouco a pouco ir juntando a farinha de polenta sem parar de mexer, juntar o ovo batido, sal e um pouco de queijo parmesao ralado. Colocar numa fôrma untada de manteiga e deixar esfriar, cortar da maneira que mais gostar e servir. MÔLHO: Refogar os alhos até dourarem, juntar a carne moída e deixar fritar uns 10 minutos, juntar os tomates picados, sal, orégano e deixar cozinhar até ficar um môlho grosso. Polvilhar queijo parmesao ralado por cima.
A minha avó sempre servia o prato como na foto, mas as maneiras de apresentar sao variadas, cada qual que escolha a sua. Ficou uma delícia!
Marly: esse intercâmbio cultural daquela época é tão formidável que criou uma culinária à parte em vários pontos do Brasil - é a culinária dos imigrantes. As receitas foram sendo adaptadas com o que tinha em cada região e hoje mal se reconhecem suas origens, o que é fantástico. Quando se fala em polenta, por exemplo, em cada lugar se faz diferente.. hehe..
Adorei seu prato.. polenta aqui em casa nunca falta, especialmente quando mamãe está comigo. Tenho parentes que até hoje mantém o hábito de comer uma fatia de polenta fria ao invés de pão no café da manhã.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.