Coulibiac ou Koulibiac é um prato russo, feito geralmente com salmão, mas pode ser também com truta. Conheci no ano passado, através da saudosa Nicky, para quem fiz uma tradução do francês. Adorei a receita e guardei para uma ocasião especial. Pesquisei um pouco mais e descobri muitas versões diferentes. Resolvi fazer ontem para alguns amigos uma adaptação. Fiz em porções individuais um tanto gigantescas.. hehe.. mas pode ser feito em porção única.
4 pedaços pequenos de salmão (ou um filé grande) temperado com sal e limão e grelhado 1 maço de espinafre picado e refogado 1 xícara de arroz (do tipo que quiser), trigo sarraceno ou outro grão (usei cevadinha) cozido em água e sal 100g de cogumelos paris fatiados e refogados (prepare junto com os do molho) 3 ovos cozidos fatiados massa folhada - mais ou menos 1/2kg 1 gema para pincelar
Abra a massa folhada num retângulo grande ou em pequenos retângulos para porções individuais. No centro da massa, coloque uma camada de espinafre, uma camada de arroz cozido e espalhe algumas fatias de cogumelos. Coloque fatias de ovos cozidos e um pedaço de salmão. Faça um enrolado com a massa, dando o formato desejado. Se quiser pode formata-la como um peixe, desenhando "escamas" na superfície. Pincele gema e leve ao forno a 200 graus até dourar. Depois de assado, fatie ou sirva as porções com o molho.
Molho: 100g de cogumelos paris fatiados e refogados na manteiga com alho e cebola (veja a receita de duxelles) 1 colher de sopa de manteiga 100ml de vinho branco seco 100ml de caldo de peixe (usei água) 1 colher de sopa de mostarda 100g de creme de leite salsa e cebolinha picadas
Na mesma panela em que refogou os cogumelos, coloque o vinho e deixe reduzir um pouco. Adicione caldo ou água, a manteiga e a mostarda. Reduza mais um pouco e adicione o creme de leite. Se necessário, junte sal a gosto. Aqueça, junte os cogumelos fatiados e sirva com o enrolado de salmão, salpicando com salsa e cebolinha.
-- Edited by Tite at 17:20, 2009-01-22
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Obrigada, meninas.. podem fazer que vale a pena mesmo. A receita que traduzi para a Nicky tinha um ingrediente chamado vesiga. Pesquisei e descobri que é um ingrediente raro, feito da espinha do esturjão, se não me falha a memória, foi usado num prato servido no último jantar a bordo do Titanic, então deve ter afundado junto com o navio.. hehe.. todas as receitas recentes não tem o tal ingrediente. Também vi receita adaptada com abobrinha refogada ao invés de espinafre.
Quanto à massa folhada, Grazi, eu mesma fiz, só que desta vez não ficou muito boa, estava mole demais. Cortei as florzinhas no topo do rolinho e como tinha muito recheio, a massa abriu em todos os "rolinhos". Da proxima vez, usarei aquela massa fácil, acho que ficará ótima tb.
Penso que o ideal é comer na hora que sai do forno.
Outro detalhe: o vinho para o molho é branco seco.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.