4 colheres (sopa) de manteiga 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 6 ovos 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1/2 colher (chá) de sal 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 xícara (chá) de chocolate solúvel em pó 1 xícara (chá) de leite
Recheio
1 lata de leite condensado 1 xícara (chá) de chocolate solúvel em pó 1 lata (a mesma medida) de suco de laranja miolo do bolo esfarelado 2 claras
Cobertura
1 lata de creme de leite 200g de chocolate meio amargo
Modo de Fazer
Bata a manteiga e o açúcar e as gemas, até obter um creme esbranquiçado. Peneire a farinha com o sal, o fermento e o chocolate em pó e acrescente na massa, batendo sempre, alternando com o leite. Bata as claras em neve e incorpore-as delicadamente na massa do bolo. Despeje em uma fôrma redonda untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio (180°C) pré aquecido por aproximadamente 45 minutos.Assim que estiver pronto, retire-o do forno, espere amornar, desenforme-o e então, deixe esfriar completamente. Corte uma tampa na parte superior deixando uma borda de 2cm de espessura. Reserve a tampa e cave o miolo do bolo deixando as laterais e o fundo da espessura da borda. Misture o leite condensado, o chocolate em pó e o suco de laranja. Junte o miolo do bolo esfarelado, e por último, incorpore as claras em neve. Recheie a parte cavada do bolo e cubra com a tampa reservada. Aqueça o creme de leite em banho-maria. Desligue o fogo antes que a água ferva. Acrescente o chocolate meio amargo picado e misture bem com a ajuda de uma espátula, até obter um creme liso. Espalhe sobre o bolo e leve à geladeira para endurecer. Nota: Esse bolo é simplesmente delicioso.
Millene, fiquei com muita vontade de fazer esse bolo. O único problema é que eu tenho um pouco de receio de usar ovos, no caso claras, cruas. Será que a gente não consegue inventar um jeito de substituir? Porque nessa acabo não fazendo um monte de coisas que gostaria!
o perigo nos ovos está mais na gema (como disse a vanessa) do que propriamente na clara... o importante mesmo é têr a certeza de que são frescos... pois se não o forem podem causar intoxicções alimentares e poderá ser bastante grave.
Tal como disse a grazi... a salmonela é um dos principais problemas para quem consome ovos crus, deve têr atenção à sua frescura.
Tenho consumido bastantes vezes ovos em crú e pelo menos ainda não tive nenhum tipo de problema... mas tb uso mais as claras... as gemas prefiro consumir cozinhadas, de preferência.
Esse é mais um assunto complicado... não só a gema e a clara podem estar contaminadas, mas tb só a casca, não só com a salmonela como tb outras bactérias. Por isso é importante lavar os ovos, mas na hora de usa-los. A salmonela desenvolve-se com facilidade na temperatura entre 4 e 47 graus positivos, mas não resiste à temperatura igual ou superior a 65 graus positivos.
Para evitar de usar claras cruas, no caso de glacês, pode-se usar os produtos prontos industrializados ou então preparar o merengue italiano (tb chamado de marshmellow). Basta fazer uma calda de água com açúcar e despejar sobre as claras em neve, batendo sempre até esfriar.
No caso desta receita, as opções de substituições podem ser: o chantilly, como já sugeriu a Grazi ou as duas que apresentei acima. Mas, penso que se não adicionar nenhum deles, a receita ficará boa do mesmo jeito. Abraços.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.