480ml de farinha; 300g de açúcar; 240ml (250g) de iogurte natural, não açucarado; 100ml de leite meio gordo; 70ml de óleo; 3 ovos grandes; 1 colher de sopa de fermento; 1 ½ colher de chá de vanilina; 1 pitada de sal.
Misturam-se os iogurtes com o açúcar numa taça grande. Depois juntam-se a essa mistura as gemas (as claras reservam-se), batendo muito bem (durante 1 ½ ou 2 minutos) a cada adição.
Junta-se o óleo e volta-se a bater a mistura. Junta-se o leite e a essência de baunilha. Bate-se novamente. Peneira-se a farinha, misturada com o fermento, para dentro da mistura. Mexe-se tudo com a colher de pau. Por fim, numa taça à parte, batem-se as claras em castelo bem firme, com uma pitada de sal. Envolvem-se depois no preparado anterior com a ajuda da colher de pau.
Nesta altura, a massa está pronta. Querendo fazer alguns queques de chocolate, por exemplo, pode tirar uma parte da massa para dentro de outro recipiente e juntar-lhe cacau magro em pó (para metade da quantidade total de massa, 3 colheres de sopa de cacau). Pode fazer marmoreados. Pode fazer queques com outros sabores...
Em formas de queque, a massa leva-se ao forno a 150ºC durante aproximadamente 50 minutos.
Em forma normal, para fazer antes um único bolo «grande», a 180ºC durante mais ou menos 50 minutos, talvez um pouco mais.