Massa: 4 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada 1 xícara de chá de água 1/2 colher de chá de sal 2 ovos
Recheio: 3 1/3 xícara de chá de açúcar 2 xícaras de chá de água 2 colheres de sopa de farinha de trigo 2 colheres de chá de manteiga 1 colher de chá de baunilha 20 gemas
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Massa: Bata os ovos com o sal. Junte água e farinha. Misture com as mãos e despeje em uma superfície enfarinhada. Amasse a massa por 3 minutos, batendo bem para ficar elástica. Coloque em uma tigela enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe por 1 hora.
Recheio: Leve ao fogo o açúcar com água até dissolver bem. Cozinhe sem mexer para que a calda fique um pouco grossa. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte manteiga, farinha, gemas e baunilha à calda e leve ao fogo baixo, mexendo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.
Montagem: Divida a massa em várias partes. Abra uma parte bem fina com o rolo sobre um pano limpo e enfarinhado. Deixe descansar por 3 minutos cada parte aberta. Estique a massa em todas as direções até ficar bem fina e transparente. Deixe descansar sobre o pano até começar a secar, ficar áspera, sem grudar nas mãos.
Aqueça o forno em temperatura média. Corte a massa com um cortador de biscoitos de 10cm de diâmetro. Pegue 2 pedaços cortados e coloque no fundo de uma forminha canelada, redonda, alta e com 7cm de diâmetro. Forre a forminha com a massa e coloque 1 colher de sopa do recheio. Pegue mais dois círculos cortados e cubra a forminha recheada, apertando bem com o cabo de uma colher. Faça isso com todo o recheio e massa.
Coloque as forminhas em uma assadeira e asse por 10 minutos ou até que a massa fique crocante e ligeiramente dourada. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com o açúcar e sirva.
Curiosidade: Pastel de Santa Clara, Pão-de-Anjo, Toucinho-do-Céu e Queijinho-do-Céu foram criados por freiras e noviças nos conventos medievais, onde se cultivava o hábito da boa mesa. Daí seus nomes serem uma alusão à religião.