Esta receita é feita em minutinhos e sai uma delícia...é para apreciadores de pratos que levam milho. É um bolo daqueles molhadinho, que parece pudim, cremoso por cima e sequinho por baixo...
CAÇAROLA DE MILHO VERDE
* Obs: a primeira coisa que vc faz é abrir a lata de milho verde, lavar a lata por fora, deixar escorrer aquele líquido da conserva, enxanguar o milho e separá-lo escorrido. Importante: NÃO JOGUE A LATINHA DE MILHO FORA! A latinha vai servir de medida para os demais ingredientes.
Ingredientes:
- 2 ovos (não vale caipira); - 1 lata de milho verde (lavada e escorrida); - 1 latinha (de milho verde) cheia de fubá; - 2 latinhas " cheia de leite (pode ser integral); - 1 latinha " cheia de açucar (ou meia lata para quem quiser - doce); - 1/3 latinha " de óleo (medir dois dedos na latinha, fica + fácil); - 1 pacote (100 gr) de côco ralado; - 2 copos (americanos) de queijo mussarela ralado (pode meia cura também); - 1 pitada de sal; - 1 colher (sopa) de fermento de bolo dissolvido em leite (não acrescente o fermento diretamente na receita não).
Preparo:
Lave o milho verde de lata, escorra e separe numa vasilhinha. Coloque no liquidificador o leite, os ovos, o açucar, o fubá, o óleo e a pitada de sal. Mexa com uma colher para desgrudar um pouco e depois bata tudo até ficar bem misturadinho. Depois acrescente dentro do liquidicador o milho verde todo e bata por 8 segundos apenas. Despeje tudo numa vasilha e acrescente o côco ralado (quem não gosta de côco, não precisa colocar) e o queijo ralado. Misture tudo. Acrescente por último o pó royal (fermento). Unte a forma (média) com óleo e povilhe um pouco de fubá (para não grudar). O forno deve estar pré-aquecido uns 10 minutos em temperatura alta. Asse o bolo em fogo médio (220º à 250º) nos primeiros 20 minutos, depois pode diminuir para o bolo dar uma gratinadinha aos poucos por cima. Ao todo são mais ou menos uns 30 à 35 minutos no forno. Você vai saber que ele está bom para comer quando em cima estiver meio escurinho e crocrante.
Sirva quente ou geladinho. Pode consumido em 3 dias. Se após os dois primeiros dias (a contar do dia em que foi feito) o bolo não for consumido, ele deve ser guardado na geladeira em uma vasilha com tampa.