Chuvisco: Para o fim, ficou propositalmente o hoje famoso chuvisco, glória da doçaria campista, cartão de visitas das mais afamadas doceiras (Marieta Laranjeira, Mulata Teixeira para citar as ainda vivas), doce difícil de se fazer, privilégio das mãos de iaiá. Minha avó foi chivisqueira de primeira grandeza e dizia mesmo, que a receita era fácil de dar mas o fazer não era para qualquer uma. Vejamos a receita que deixou consignada em seu caderninho:
"Trinta e seis gemas de ovos bem mexidas, cento e vinte e cinco gramas de farinha de trigo e duas claras bem batidas. Três quilos de açúcar feito calda grossa. Separa-se depois um pouco dessa calda a qual deve ser mais rala, para ficarem de molho os chuviscos depois de prontos. Na que deve ser em ponto de pasta e, está fervendo bastante, fazem-se os chuviscos com uma colherinha."
A calda: Leve a panela ao fogo com o açúcar e a quantidade de água suficiente para cobri-lo dois dedos. Numa xícara, misture as claras com um pouco de água fria e acrescente à calda, antes que ela ferva.
Com uma escumadeira vá revolvendo e retirando qualquer impureza que ficar na superfície da calda, até limpa-la por completo. Separe uma terça parte da calda, acrescentando a ela a baunilha (ou vanilina) e um pouco de água fria para que fique mais rala.
Reserve, que essa terça parte vai servir de calda para os chuviscos, depois de prontos. Continue engrossando no fogo os dois terços restante da calda, onde o chuvisco depois será cozido.
A massa: Passe as gemas na peneira de arame. Bata um pouco e acrescente meia xícara de farinha de trigo. Sempre batendo, junte o creme de arroz e o fermento. Vá acrescentando o restante da farinha, até chegar ao ponto de a massa soltar da colher.
Agora tire uma colher de chá de massa e pingue na calda fervendo. Por enquanto, coloque apenas um chuvisco e deixe cozinhar bastante. Durante o cozimento, acrescente à calda um pouco de água fria.
Deixe levantar fervura outra vez e retire o chuvisco da calda. Ele está pronto. Repita a operação, desta vez com vários chuviscos. Evite, contudo, encher a panela.
Depois de prontos, retire com uma escumadeira e coloque na calda rala que ficou à parte. Se preferir, escorra os chuviscos na peneira e passe no açúcar.
Atenção: enquanto estiver fazendo o chuvisco, bata de vez em quando a calda, para não criar crostas.