Essa é uma receita tradicional portuguesa, acho que da região do Porto. É minha receita predileta de bacalhau e agrada sempre, mesmo aos que não costumam gostar muito de bacalhau. Tem a vantagem de ser fácil e de baixo custo, pois pode ser feita com qualquer tipo e qualquer parte do bacalhau, mesmo as aparas, já que é utilizado desfiado. Claro que se for preparado com lascas de bacalhau do Porto, ficará muito mais saboroso.
Originalmente, para essa receita, o bacalhau deve ser cozido no leite, mas como eu costumo congelar o bacalhau já cozido e desfiado, cozinho em água mesmo. Mas, quem for preparar o bacalhau especialmente para essa receita, deve cozinha-lo no leite depois da dessalga e utilizar o mesmo leite no preparo. As medidas aqui são no olhômetro.. hehe..
Bacalhau Zé do Pipo
300g de bacalhau desssalgado e desfiado 1kg de batata cozida (com pouco sal) e passada no espremedor 1 cebola grande picada ½ xícara de azeite 1 xícara de leite (pode ser o leite do cozimento do bacalhau) ½ xícara de salsinha e cebolinha picadas 3 colheres de sopa de maionese Azeitonas pretas para decorar
Refogue rapidamente a cebola no azeite, sem dourar. Junte o bacalhau desfiado e refogue mais um minuto. Junte o leite, espere ferver, desligue o fogo e junte a salsinha e a cebolinha. Coloque essa mistura num refratário. Espalhe uma camada fina de maionese. Coloque o purê de batatas em colheradas cobrindo todo o bacalhau, alisando bem a superfície. Decore com as azeitonas pretas e leve ao forno por cerca de meia hora. Sirva a seguir. É prato único e não necessita outros acompanhamentos.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.