Mais uma receita maravilhosa da Patrícia Zillmann!!! Essa menina é demais! A única coisa que fiz diferente na receita foi que como fiz 12 pães ao invés de 14, meus pães levaram 10 minuto a mais no forno. E só consegui a cor dourada ligando o gratinador do forno por 5 minutos, pois eles estavam assados mas continuavam branquinhos. Fiquei impressionada com a semelhança desse pão com o comprado pronto...muito bom!
Pão Italiano Especial Caseiro Patrícia Zillmann
Ingredientes 1ª Parte - 75g de fermento para pão - 100 ml de água morna - 2 colheres (sopa) de açúcar (dividir 1 colher para cada parte do preparo)
Ingredientes 2ª Parte - 1 colher (sopa) de sal - 2 colheres (sopa) de óleo - 1kg de farinha de trigo - 1 colher de café de melhorador de farinha - 600ml de água morna ( água o quanto baste, para 1kg de farinha nesta receita vai aproximadamente de 55 a 60% de líquido de 550ml a 600ml) - Farinha de trigo para polvilhar
Preparo método caseiro:- Dilua o fermento em 100ml de água morna, acrescente 250g de farinha de trigo com 1 colher de açúcar, homogeneíze esta mistura e deixe descansar por 30 minutos coberta com um pano. - Depois deste descanso acrescente o restante dos ingredientes, sendo que a água deve ser acrescentada aos poucos ( no primeiro momento pode-se colocar de uma vez 40% [400ml] , deixando o restante para ser colocado caso precise, na finalização da receita.) - Misturar todos os ingredientes muito bem, até que fique uma massa lisa , bonita e firme. Caso a massa fique seca, vá acrescentando a água até que fique com a textura necessária.
DICA IMPORTANTÍSSIMA: A água é o único ingrediente que pode ser adicionado sem perigo de desequilibrar a receita e os demais ingredientes. Ela no máximo pode tornar sua receita um tanto pegajosa. No entanto toda vez que se acrescenta farinha de trigo em quantidades inexatas, você pode tornar seu pão mais doce, ou menos doce, mais salgado, ou menos, e assim por diante. Então é muito importante não variar a quantidade dos demais ingredientes e sim apenas a água da receita.
Depois da massa bem lisinha e homogeneizada, deixar descansar uns 10 minutos (sempre coberta para não ressecar), depois disto dividi-la de acordo com o tamanho desejado. Para um pão Italiano caseiro, quanto menor o tamanho, melhor o resultado. Então indico pesar cada pãozinho cru com 120g. Devem render em média 14 pães, (varia de acordo com a água empregada na receita). Coloca-los sobre um tabuleiro polvilhado de farinha de trigo, separados um dos outros, de forma que ao dobrarem de volume não encostem uns nos outros. Esse tabuleiro será o mesmo que vai ao forno quando o pão atingir seu crescimento total.
Atenção ao corte. O corte do pão Italiano deverá ser feito no meio do crescimento, desta forma você evita que o pão murche. Se corta-lo depois de totalmente fermentado, sua película frágil pode ser rompida e o pão poderá murchar.
Aquecimento e forneamento do pão: Aquecer o forno por 15 minutos na potência máxima. Antes de colocar os pães, borrifar sua superfície com água gelada. Levar os pães ao forno, adequar então a temperatura (em torno de 190ºC) e assar os pães por aproximadamente 15 minutos. Depois deste tempo, se estiverem com aspecto douradinho, abrir levemente a porta do forno, e deixar que os pães fiquem mais 5 minutos assando. Dessa maneira a umidade dos pães sairá do forno, e assim a casquinha do pão pode secar melhor. Depois deste tempo retirar os pães do forno, e jamais deixa-los secar sobre o tabuleiro. O ideal é que os coloque ou em uma cesta de vime, ou sobre uma tábua. Dessa forma não vão suar. Do contrário estes ficarão muito úmidos e prejudicarão o resultado do pão.