Peguei esta receita da comunidade no orkut e ficou uma delicia a massa é mto delicada e macia, mudei o caldo de frango por requeijao cremoso e assim evitei de usar farinha para engrossar o recheio.
Empadão Colonial - Álvaro Rodrigues Ingredientes: (massa) 400 gr de farinha de trigo especial 220 gr de manteiga sem sal, gelada e picada 1 ovo inteiro ligeiramente batido 1 gema 1 colher de chá rasa de sal 2 colheres de sopa de leite frio 1 colher de sopa de creme de leite sem soro
RECHEIO 04 colheres de sopa de azeite 02 dentes de alho socados 1 cebola grande picadinha ½ xícara de chá de molho de tomate azeitonas verdes picadas ou pretas a gosto 03 colheres de sopa de salsinha verde picada 1 pote de requeijao cremoso + ou - 500 gr de peito de frango cozido com todos os temperos e picado 01 vidro de palmito picado ou 400 grs
Modo de Preparo: Faça a massa: coloque em uma tigela grande a farinha de trigo, o sal e a manteiga e amasse delicadamente com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida. À parte, misture o ovo batido,a gema, o leite e o creme de leite e misture à farofa, amassando até obter uma massa lisa, maleável e bem macia. Embrulhe-a em filme plástico e leve-a à geladeira por 15 minutos. Prepare o recheio. aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Junte o molho de tomate, o peito de frango picado e o palmito. Acrescente as azeitonas, a salsinha, os temperos e o requeijao e mexa rapidamente até obter uma textura cremosa porém firme. Deixe o recheio esfriar. Faça a montagem: abra 2/3 da massa em mesa enfarinhada e forre o fundo e os lados de uma torteira de fundo falso canelada de 25 cm de diâmetro, levar para assar antes para evitar ficar crua a massa. Em seguida, espalhe o recheio. Abra o restante da massa, coloque sobre o recheio e aperte a lateral com a superfície dos dedos, retirando o excesso da massa. Pincele a torta com uma gema e um fio de óleo (misturados) e , com retalhos de massa corte pequenas folhas (com cortadores próprios) e pétalas, aplicando uma sobre a outra formando assim uma flor. Pincele as flores e as folhas e aplique no centro de cada uma, sementes de papoula, dando assim o acabamento. Leve ao forno a 200º c para assar a parte de cima da torta até que esteja totalmente dourada. Desenforme somente quando estiver fria.
humm Claudia empadão é tudo de bom. eu adoro, as vezes faço aqui em casa.; sua foto esta de dar agua na boca. esta linda. eu costumo ter uma duvida, as minhas massas de empadão e empadinha esfarelam muito facil, essa seua receita esfarela ou é maisfirme? fica seca? bjsss
__________________
A vida é uma longa jornada para crescer interiormente.*******curtindo um momento magico********* www.comprasjp.com
Bom dia Aline, esta massa do Alvaro fica bem podre mesmo, nao esfarela com facilidade mas é daquelas que desmancha na boca e é um pouco seca. Eu gostei, ja que gosto das massas assim mesmo, porem tenho esta receita que peguei do site de terra e fica mais firme que a receita do Alvaro. Ingredientes:
massa 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 7 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente 6 colheres (sopa) de gordura vetegal hidrogenada em temperatura ambiente 1 ovo 1 gema sal a gosto
Modo de Preparo: Massa: peneira a farinha numa tigela grande, abra uma cavidade e junte 6 colheres (sopa) de manteiga, a gordura, o ovo, a gema e o sal. Sove com as mãos até obter uma massa homogênea. Cubra com o filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Com a manteiga restante, unte 7 fôrmas para empada com capacidade para 150 ml cada uma e reserve.
Tambem ja fiz uma receita que leva iogurte na massa da Palmirinha Onofre Massa 2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 150 g de manteiga ou margarina 180 g de iogurte natural 1 colher (chá) de sal 1 gema para pincelar
Em um recipiente coloque a farinha de trigo (reserve um pouco) a manteiga ou margarina, sal e o iogurte. Misture com as mãos (nesse momento se for necessário utilize a farinha reservada). Deixe descansar por 20 minutos tampada com um paninho ou um filme plástico. A seguir polvilhe com farinha um saquinho plástico aberto, coloque metade da massa e polvilhe a massa com farinha e cubra com outro saquinho plástico aberto e com auxilio do rolo de massa comece abrir a massa o ideal é que não fique grossa. Cubra o fundo e as laterais de uma assadeira de 22cm de aro removivel (eu uso uma assadeira para torta normal e consigo desenformar sem nenhum problema) coloque o recheio frio. Abra o restante da massa seguindo o mesmo processo e cubra a torta (eu gosto de fazer com tirinhas de massa e não cobrir a torta toda ai vai do gosto pessoal de cada um) pincele com a gema e leve ao forno a 180 graus por vinte minutos.
grazi o que acontece que de outra maneira nao seria massa podre, por isso a quantidade de gordura nao pode ser pouca, alem disso é a unica maneira de conseguir uma massa mais quebradica é colocando gordura, nao tem jeito.
as receitas que dei sao uma opcao para usar menos gordura das receitas tradicionais porem de uma forma ou de outra tem que levar gordura seja manteiga, margarina ou banha hidrogenada ou de porco.
tenho outra receita de massa para tortas, para um empadao de atum que nao leva tanta manteiga porem a textura é mais parecida a um pao. vou postar por se alguem quizer testar.
Bom Dia Monica a massa do Alvaro é daquelas que desmancha bastante na boca pela quantidade de gordura, a massa que peguei no site terra nao desmancha tanto na boca e tem uma consistencia mais firme e é mais facil trabalhar com ela.
No caso da massa de iogurte é uma massa mais leve e nao tao gordurosa como as anteriores e tb é mto gostosa.
Eu fiz pro almoço de hoje um empadão de frango com requeijão, que leva iogurte na massa, e nem sabia que era colonial... rs Amanhã eu posto a receita direitinho, prometo! Por enquanto, só a foto... hehehe
Amei a receita do primeiro empadão e parece muito com a massa que procuro para fazer a muito tempo.
Mas como nunca fiz, fiquei com uma dúvida. Quanto tempo eu levo no forno para pré-assar e quanto tempo depois que coloca o recheio? Sei que cada forno tem o seu tempo e tal, mas eu só queria mesmo uma média.