Chuchu é uma coisa meio sem graça, mas em suflê fica maravilhoso. Aprendi algumas dicas importantes numa entrevista do chef do Restaurante Marcel, de SP, especializado em suflês: as claras devem ser separadas das gemas e ficar guardadas na geladeira por pelo menos 24 horas, isso faz com que fiquem mais firmes ao serem batidas em neve e não murchem muito depois de assar o suflê (essa dica serve para qualquer preparação doce ou salgada à base de claras em em neve); tb devem ser incorporadas ao restante da preparação em duas etapas, isso ajuda a dar leveza à parte superior do suflê.
Para o molho branco: 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 xícaras de leite sal e noz-moscada ralada a gosto
Derreter a manteiga numa panela e adicionar a farinha de trigo, mexendo sempre, até ficar levemente dourada. Juntar o leite aos poucos, mexendo vigorosamente com o fouet para não empelotar. Adicionar o sal e noz-moscada a gosto.
3 chuchus pequenos cozidos em água e sal e levemente esmagados com garfo 3 gemas 2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado salsa e cebolinha picadas a gosto 4 claras em neve
Adicione as gemas e o chuchu ao molho branco, volte a panela ao fogo e cozinhe por mais alguns minutos. Retire do fogo e adicione o queijo parmesão ralado, a salsa e a cebolinha. Verifique o sal. Adicione somente a metade das claras em neve. Despeje o preparado só até a metade das formas utilizadas (eu usei 5 ramequins de 12cm de diâmetro untados com manteiga). Agora incorpore o restante das claras em neve à metade restante da preparação e complete o conteúdo das formas. Leve ao forno na temperatura mais alta. Deixe até dourar e sirva imediatamente.
Obs: a foto maior foi tirada do que sobrou de um suflê e já tinha esfriado.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.