- 250g de Filé Mignon - 200g de Batata Monalisa - 100g de Shimeji - 80g de Requeijão - 30g de Cebola picada - 50g de Manteiga - 100ml de Vinho Tinto Seco - 20ml de Leite - Azeite, Alecrim, Sal e Pimenta do Reino a gosto
MODO DE FAZER
PRÉ-PREPARO
Descasque as batatas e, com o auxílio de um fatiador de legumes, corte-as em lâminas finas. Reserve numa tigela com água. Corte o filé mignon em 02 pedaços com espessura de 04 centímetros e tempere com sal e pimenta do reino. Corte o shimeji de forma que os talos fiquem soltos, separados. Derreta o requeijão com o leite e acrescente sal.
MIL FOLHAS
Numa frigideira, doure a cebola (metade) no azeite e acrescente o shimeji e parte da manteiga. Salteie até dar ponto no shimeji.
Unte uma assadeira pequena com manteiga. Monte uma base com as lâminas de batata e cubra com o requeijão derretido. Forme outra camada de batatas e acrescente o shimeji (metade da porção). Sobre o shimeji, repita a seqüência de camadas. Finalize com uma camada de batatas e requeijão derretido, polvilhando com parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido (200graus) por 20 minutos.
MEDALHÃO
Em outra frigideira, derreta a manteiga e doure a cebola (o resto) com os medalhões temperados até alcançar o ponto desejado. Retire as carnes e coloque no prato. Despeje o vinho na mesma frigideira e salpique com alecrim. Deixe levantar a fervura (sempre mexendo) e desligue quando tiver reduzido pela metade.
MONTAGEM
Aqueça um prato raso e coloque os medalhões num lado e o “mil folhas” em outro lado. Despeje a redução de vinho (coada) por cima do medalhão e sirva. Decore com um ramo de alecrim.