Massa: 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de banha de porco 2 ovos inteiros 4 colheres (sopa) de leite sal a gosto farinha de trigo até dar o ponto (aprox. 350g)
Misture tudo muito bem (ou use o processador) e faça uma bola com a massa. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos (pode ser na geladeira). Abra um pouco mais da metade da massa com o rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma (usei refratário quadrado de uns 20cm). Coloque o recheio frio. Abra o restante da massa e cubra, unindo as bordas. Decore a gosto. Eu preferi recortar a massa com cortador de biscoito e sobrepor os recortes. Pincele com gema e leve ao forno (180graus) até dourar bem.
Recheio: 1 peito de frango cozido com temperos a gosto e desfiado 1 colher (sopa) de manteiga 1 cebola bem picada 1 dente de alho picado 4 tomates sem pele e sem sementes picados milho, ervilhas, azeitonas (ou o que mais preferir) a gosto 1/2 xícara de leite 1 colher de sopa de farinha de trigo salsinha e cebolinha a gosto sal a gosto
Refogue o frango na manteiga com a cebola e o alho. Acrescente os tomates e refogue um pouco mais. Acrescente o milho, ervilhas, azeitonas, etc. Dilua a farinha de trigo no leite e junte ao refogado. Deixe cozinhar um pouco, adicione o sal, retire do fogo e deixe esfriar. Por último, acrescente a salsinha e a cebolinha.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Meninas, muito obrigada. Essa massa é excelente para empadão, fica bem macia e mais elástica, fácil de abrir e menos quebradiça que a massa brisee.
Diana: a Grazi respondeu corretamente. A textura da banha de porco é maravilhosa mesmo, mas já fiz só com margarina e tb deu certo.
Monipet: há diferença sim, tanto na textura quanto no sabor e tb nas demais propriedades, mas aí eu já não sei descrever.. hehe.. eu uso essa mesma do torresmo... só compro carne de porco com pele, faço o torresmo, passo a banha derretida pela peneira e guardo em potes na geladeira. Fica bem branquinha, uso para fazer o tempero do feijão, biscoitos, esse empadão e algumas frituras.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite me explique como vc faz torresmo para a banha ficar branquinha, o torresmo fica crocante, como vc faz? A minha banha fica um pouco mais escura, acho que deixo ele torrar demais.
Monica: eu retiro a pele e descarto pois não gosto.. corto o toucinho em cubinhos e coloco numa panela, em fogo baixo, e vou mexendo sempre. Deixo até dourar. O torresmo fica mais ou menos crocante, não gosto de deixar até esturricar.. hehe.. retiro com escumadeira e deixo a banha esfriar na própria panela. Passo pela peneira e guardo na geladeira. Já me disseram que para ficar mais branquinha ainda, deve-se bater a banha fria mas eu nunca bati. Da próxima vez que eu fizer, vou bater e depois te falo se deu diferença ou não. Talvez fique branca porque eu não deixo muito tempo no fogo.. isto é, retiro o torresmo tão logo ele doure.
Quanto ao torresmo, geralmente comemos puro e quentinho.. hehe.. se sobra, coloco na massa de pão, misturado na massa, no recheio ou na cobertura.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.
Tite então tá ai, eu faço ele com a pele e deixo ele pururucar, acho que é por isso que minha banha fica mais escura, da proxima vez vou tentar fazer e deixar ele menos tempo, valeu pela dica.
Essa banha é otima para refogar o feijão fresquinho com bastante alho, hummmmm, comidinha do interior ........ rsrsrs