Quem disse que o diabético está fadado a ter uma vida sem doces? Há muitas maneiras de se driblar as restrições e não passar vontade. Aprendemos alguns truques, algumas sobremesas com a nutricionista Cristina Menna Barreto. Ela lembra que a orientação médica das gramas de carboidratos que podem ser ingeridas deve ser sempre observada e controlada.
Modo de preparo
1) Iogurte light (receita econômica): Ferva um litro de leite. Espere esfriar até o ponto de estar quente quando tocado com o dedo, mas sem queimar, tipo morno mesmo. Acrescente um pote de iogurte natural. Mexa e tampe. Deixe descansar por 4 h em local abrigado. Abra a tampa depois das 4 h e mexa até visualizar uma "baba". Separe um copo para o preparo do próximo iogurte e, no restante, misture o suco de fruta em pó (light morango). É barato, fácil de fazer e fica igualzinho ao comprado. Alimenta, dá prazer e não tem açúcar.
2) Chá-mate gelado com adoçante e cubos de gelo feitos de limonada suíça Super fácil e excitante por conter substâncias que deixam a pessoa mais "ativa". Bom para quem não pode comer açúcar.
3) Gelatina light batida com leite desnatado e claras em neve Para fazer a gelatina, coloque 250 ml de água fervendo e 250 ml de leite frio na mistura para gelatina light. Leve à geladeira. Depois de endurecida, bata a gelatina no liquidificador com duas claras em neve. Fica parecendo um flan.
4) Cubos de gelo de frutas batidas Coloque na água para imitar um coquetel mais incrementado. É uma forma de comer a fruta sem exagero, pois as frutas não são totalmente liberadas na dieta de diabéticos.