Estava procurando por sopas e vi essa em diversos sites... parece que é uma sopa bastante famosa em Curitiba - PR.. a Vanessa deve conhecer. Não encontrei a origem da receita, mas creio que deva ter sido trazida ou adaptada por imigrantes que se estabeleceram no Paraná.
Li muitas variações da receita, desde usar molho pronto de lata, molho branco, batatas picadas ou uma parte picada e outra liquidificada... acabei optando por criar minha própria versão. Como estou fazendo sopas em grande quantidade para congelar, vou colocar o total da receita que fiz e rendeu 5 porções com aproximadamente 500g cada uma.
Sopa eslava 1kg de músculo cortado em cubos 2 cebolas 3 dentes de alho 6 tomates grandes sem pele e sem sementes 200g de polpa de tomate 2 colheres de sopa de manteiga 1,5kg de batatas 1 cenoura grande 2 caixinhas de creme de leite sal a gosto pimenta-do-reino e paprika a gosto (eu não usei)
Na panela de pressão, dourar a carne na manteiga. Bater a cebola, o alho e os tomates no liquidificador. Acrescentar essa mistura na panela com a carne já dourada e mais a polpa de tomate. Refogar um pouco mais. Acrescentar água o suficiente para cobrir a carne. Colocar sal, pimenta-do-reino moída e paprika a gosto (se quiser). Tampar a panela e cozinhar até a carne ficar macia, porém, sem se desmanchar.
Numa outra panela, cozinhe as batatas e a cenoura em água e sal. Quando estiverem bem macias, retire do fogo, deixe esfriar um pouco e depois bata no liquidificador junto com a água do cozimento. Acrescente essa mistura junto com a carne cozida, mexa bem e volte a panela ao fogo até ferver. Por último, adicione o creme de leite, corrija o sal, se necessário, deixe aquecer bem e sirva.
__________________
Diga NAO aos blogs com fotos copiadas, ou sem citação de autoria, ou da fonte copiada.