Para o molho: - 2 colheres (sopa) de azeite - 2 colheres (sopa) de manteiga - ½ cebola picada - 2 dentes de alho picados - Ervas (manjericão e tomilho) picadas a gosto - 1 tablete de caldo de frango esfarelado - 150 g de queijo gorgonzola - 50 ml de vinho branco - 250 ml de creme de leite fresco - Sal e pimenta caiena à gosto - 2 pêras, sem casca e sem semente fatiadas - Cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
Numa panela ou frigideira, em fogo médio acrescente 2 colheres (sopa) de azeite e 2 colheres (sopa) de manteiga. Doure ½ cebola picada, 2 dentes de alho picados e as ervas (manjericão e tomilho) picadas a gosto. Junte 1 tablete de caldo de frango esfarelado e 150 g de queijo gorgonzola, mexendo sempre até derreter. Adicione 50 ml de vinho branco e deixe evaporar o álcool. Junte 250 ml de creme de leite fresco, sal, pimenta caiena e 2 pêras, sem casca e sem sementes fatiadas. Ferva por 5 min. Reserve. Acrescente ao molho o macarrão tipo penne já cozido al dente, misture delicadamente e polvilhe cheiro verde picado a gosto. Sirva a seguir.
* Hou Ya Ming foi o vencedor do prêmio de desempenho no preparo de massas em novembro de 2003 em Wuhan Cate, na China. Ele prepara uma massa de macarrão com as mãos, em fios finos, em menos de 3 min. Para encontrar o ponto ideal da massa, foram testadas nove marcas de farinhas brasileiras. Os chineses reclamaram que a farinha nacional não é pura como a chinesa. Por isso, a dificuldade de chegar ao ponto maleável.